Prepare o estômago pois Lagos pode te surpreender pela excelente oferta de bares e restaurantes.
O grande ponto de encontro a noite é o antigo Centro Histórico. Permita-se caminhar em meio as dezenas de bares, restaurantes e lojas de souvenires e curtir todo o movimento dos turistas e dos artistas de rua nas praças. A Marina de Lagos também concentra alguns restaurantes e bares com música ao vivo.
Você vai encontrar simples restaurantes portugueses, estabelecimentos turísticos e até lugares mais reservados e aconchegantes para quem espera algo mais sofisticado e romântico.
Há uma oferta de locais discretos e com maior simplicidade, frequentados pela comunidade local, em geral dedicados a servir peixes frescos, onde é possível experimentar excelente comida por um preço acessível. Já os hotéis boutique da região são os responsáveis pelos jantares mais sofisticados. O centro histórico é o melhor local para encontrar a maior oferta de opções e fazer a sua escolha.
Peixe fresco e mariscos com certeza merecem destaque e estarão presente em boa parte dos estabelecimentos de alimentação. Para os amantes de carne, não se preocupem, estarão sempre contemplados na maioria dos locais com deliciosas opções.
Entre os famosos pratos do Algarve, experimente as Cataplanas, que possuem o mesmo nome do utensilio culinário utilizado para o cozimento. São basicamente duas meias panelas côncavas feitas de cobre, consideradas como precursoras da panela da pressão moderna.
Tradicionalmente utilizadas para a preparação de pratos de mariscos, as Cataplanas, encontradas nos restaurantes da região, é composta por vegetais, ervas, mariscos e peixe fresco.
Se estiver disposto a se aventurar nos petiscos portugueses, explore o seu paladar com os Caracóis e um crustáceo chamado Percebes (ou perceves), apenas não se intimide com a aparência um pouco esquisita desses últimos.
Como sobremesa, não deixe de experimentar os doces algarvios. Tendo os figos e as amêndoas ingredientes presentes em muitos deles, prove os coloridos doces de amêndoas modelados de formas diversas e criativas e o queijo de figo.
Merece destaque os tradicionais bolos Dom Rodrigo, com origem em Lagos e considerados doces conventuais de uma origem remota de 1755, após o grande Terremoto que atingiu o país. Normalmente são embrulhados em papel metalizado colorido em formato de pirâmides.
Por fim, para os jovens interessados em curtir um pouco mais da noite, experimentem o Medronho, uma aguardante feita a partir de um fruto tradicional chamado medronheiro, típico das serras do Algarve.