A culinária da Polinésia traz uma mistura interessante entre as influências francesa, japonesa e maori. Por se tratarem de ilhas situadas no meio do oceano, o que se pode esperar é uma gastronomia rica em peixes e mariscos – que podem ser obtidos por lá mesmo – assim como uma exuberância de frutas, especiarias e hortaliças. Dentre os principais ingredientes da região, o coco ganha destaque especial, sendo introduzido em diversos pratos típicos (principalmente como leite de coco). Já papaias, mangas, abacaxis, melancias e limões são essenciais para a preparação das sobremesas servidas nos restaurantes locais.
Prepare-se também para uma presença forte do fafa (folha do tubérculo taro), uru (fruta-pão), vegetais no geral e aromatização de baunilha em boa parte dos clássicos da Polinésia Francesa. Já para quem não é fã das carnes brancas, Bora Bora traz também em sua gastronomia o uso frequente do porco, surgindo como possibilidade para aqueles que desejam uma refeição com mais sustância.
Um dos pratos mais clássicos entre os nativos é o Poisson Cru, que consiste em peixe (geralmente atum) marinado com limão e leite de coco. Cortado em pedaços, o peixe fica em água salgada por 5 minutos para, então, tomates, pepinos, cebolas, cebolinha e salsinha serem acrescentados. Feito isso, suco de limão é adicionado à mistura. Para finalizar, o peixe é escorrido e se insere o leite de coco para dar um toque final no sabor.
Já o Tamaraaa consiste em peixe, frango, porco, verduras e tubérculos envolvidos em folha de banana que são introduzidas debaixo da terra para cozinhar durante quatro horas. O Peixe Mari Mari (dourado) é outro ingrediente que tem espaço garantido na culinária local, despontando como a estrela principal de diversos pratos que geralmente levam cremes e são acompanhados por saladas. O Peixe Espada também está entre os mais consumidos na região, podendo ser encontrado em grande número de pratos tradicionais e restaurantes locais.
Já a Galinha à Fafa é um clássico feito com peito de frango e fafa (folhas de taro). Durante o seu preparo, folhas de fafa são cozidas por uma hora em água salgada fervendo. Paralelamente deve-se cortar o peito de frango em pedacinhos, assim como a cebola e o gengibre. Após adicionar o caldo de galinha e refogar em óleo, adiciona-se o fafa e o sumo de limão. Para finalizar, a galinha deve ser cozida em fogo baixo durante uma hora. Como de praxe, leite de coco deve ser inserido antes de o prato ser servido.
O Po’e de Banana também é bastante comum em Bora Bora. Para se fazer o prato deve-se descascar as bananas e deixá-las cozinhando em água. Feito isso, um purê é produzido a partir delas, adicionando-se farinha e açúcar. A mistura, então, deve ser colocada em uma folha de bananeira untada com óleo. Já no processo de finalização, deve-se cozinhar em forno médio durante 40 minutos. Para dar o toque final ao P’oe, obviamente que se deve adicionar um pouco de leite de coco antes de a iguaria ser servida.
Vale lembrar que a maior parte da gastronomia de Bora Bira acontece dentro dos hotéis de luxo que estão espalhados pelas ilhotas que compõem o local. O que muitos complexos hoteleiros fazem é trazer chefs renomados, especialmente da França, para comandarem seus restaurantes, fazendo criações com os ingredientes locais.
É possível ainda fazer aulas de culinária na região. Na maioria dos workshops, os profissionais ensinam técnicas de como utilizar os peixes junto aos ingredientes exóticos de Bora Bora. O Le Meridien é um dos locais que disponibiliza essas aulas de culinária, assim como o GREPFOC (um instituto de treinamento para adultos).