Ir para a cidade mexicana e não experimentar os pratos típicos da região chega a ser um ultraje! Tão importante quanto as praias, os resorts e a vida noturna da região é a sua culinária! Tendo como base os peixes e frutos do mar, uma das características mais recorrentes das gastronomias de cidades à beira-mar, as comidas de Acapulco dão um show à parte de sabor. Por isso mesmo é imprescindível fazer um verdadeiro tour gastronômico pelos restaurantes da área, procurando experimentar o maior número de ingredientes e receitas tradicionais do mais famoso município do estado de Guerrero.
Apesar de a área contar com uma ampla gama de estabelecimentos internacionais (das mais diversas especialidades), o Quanto Custa Viajar sugere que você deixe isso um pouco de lado para cair de cabeça nas iguarias locais. Uma delas é o Pulpo em su tinta. Preparado a partir da sua própria tinta (como o próprio nome do prato diz), o polvo – que ainda leva tempero à base de cerveja, alho, alcaparras e especiarias – é cozido até que o molho engrosse. É um dos pratos mais encontrados na cidade e uma verdadeira explosão de sabor para aqueles que gostam de frutos do mar!
Bastante tradicional também é o Pescado a la talla. Não é apenas em Acapulco que esse prato pode ser encontrado, mas no estado de Guerrero é onde uma das melhores versões dele é comercializada. A receita local apresenta um saboroso peixe grelhado com molhos e condimentos. Durante o preparo, o peixe é aberto para, então, ser limpo e temperado com sal, pimenta e alho. Um molho de pimenta com maionese é derramado sobre o alimento para assar por cerca de 40 minutos. Especialidade de Barra Vieja, a iguaria é servida ainda com manteiga e legumes frescos.
A Sopa de Pescados e Mariscos também tem presença garantida na maioria dos cardápios dos restaurantes da cidade. Preparada com pimenta, cebola, tomate, aipo e frutos do mar, a iguaria combina legumes cozidos em um suculento caldo que se forma após cerca de 45 minutos de preparo. Outra sopa bastante apreciada por lá é a Pozone Verde. Consumida todas as quintas-feiras, a iguaria consiste em ser um caldo preparado com pepita de abóbora e carne de porco temperada com molho verde picante. É uma receita muito encontrada em festas e reuniões ao melhor estilo costeiro mexicano, mas também aparece em basicamente todos os restaurantes de Acapulco.
O Ceviche também ganha uma apresentação diferente pelas mãos dos moradores da região. Portanto, o mais emblemático prato da costa mexicana leva nessa versão pedaços de peixe e frutos do mar marinados em suco de limão, tomate, cebola e coentro. Servido com torradas, o Ceviche pode ser apreciado em restaurantes do Porto, onde o turista encontrará um dos melhores preparos para essa comida tão tradicional de zonas praianas. Vale a pena experimentar!
Já quando o assunto é bebida, o Chilate é quem ganha destaque. Apesar de ser consumido em outros lugares da América Central, o drink ganha um preparo todo especial em Acapulco. Feito com cacau, arroz e canela, o Chilate pode ser acompanhado por biscoitos. É consumido bem gelado, com gelo e tem aspecto espumoso. Além de matar a sede, é uma deliciosa bebida tradicional do estado de Guerrero.
A Tuba também é uma bebida interessante e exótica proveniente das regiões tropicais. Vinda do coqueiro (e obtida ao se cortar completamente o cacho de coco antes de as flores abrirem), um líquido escorre em recipientes por dias e é coletado todas as manhãs. É servido puro ou misturado com frutas diversas para ganhar outras nuances.