Come-se muito bem em qualquer lugar do Japão, mas como Quioto é o centro da tradição, experimente a culinária local. Comece com o tradicional banquete ryori kaiseki, que reúne vários pratos, consumidos durante a cerimônia do chá. O ritual começa com licor ou vinho doce, seguido de suimono, caldo que leva legumes, frutos do mar e tofu.
Depois vêm os pratos como o otsukuri, finas fatias de peixe cru acompanhadas de molho de soja; yakimono, carne ou peixe grelhados, e agemono, vegetais ou frutos do mar fritos à milanesa em farinha. Há ainda o shokuji, composto por arroz, sopa de missô e vegetais em conserva. A refeição termina com uma sobremesa leve ou fruta da época.
O ramen, sopa de macarrão ao estilo miojo, também é bastante consumido, acompanhado de carne de porco, peixe ou carne bovina. O sushi variado, o arroz japonês gohan e o macarrão fininho Udon também surge em muitos menus da cidade. Vale ainda reservar um espaço na barriga para provar os pratos vegetarianos ryory shojin, desenvolvidos por monges budistas.