Se você concorda que a gastronomia italiana é uma das melhores do mundo, espere só para conhecer a comida feita em Nápoles. Por causa dos seus diferentes habitantes que povoaram a região ao longo dos séculos, é possível encontrar os mais variados gostos, cores e texturas em uma mesma refeição.
Também não podemos deixar de responsabilizar a geografia, já que a cidade possui, além do clima mediterrâneo, uma extensa costa marítima. Ou seja, diariamente alimentos frescos são retirados tanto da terra quanto do mar, indo diretamente para panelas, pratos e estômagos de napolitanos e turistas.
Uma forte característica da cozinha mediterrânea é a simplicidade dos pratos. Mas não se engane achando que isso os torna comuns e sem graça, ao contrário: a simplicidade faz com que a gastronomia local seja ainda mais brilhante, como no caso da famosa pizza de Nápoles. Na receita, nada de novo: água, farinha, molho de tomate, queijo e manjericão. Por que, então, ela é a mais prestigiada do mundo?
Tirando os segredos a parte, como a temperatura do forno e a forma como a pizza é mexida, o diferencial está certamente na qualidade dos ingredientes. No frescor do queijo produzido ali na região, na doçura do tomate que foi colhido no dia anterior, nos minerais presentes na água da cidade e na qualidade do azeite italiano.
Essa regra se aplica a toda comida napolitana. Nas massas, nos molhos, nos doces, nos bolinhos fritos, nas caponatas, nos peixes e frutos do mar. Tudo produzido com o que há de melhor e preparado pelas mãos de quem sabe exatamente o que está fazendo. Quase todos os ingredientes nasceram e cresceram ali naquela terra ou naquela água.
Se está planejando uma viagem à Nápoles, se prepare para comer bem e comer muito. O sul da Itália é a região mais barata de todo país, famosa por ser um local onde si mangia bene e si spende poco (se come bem e se gasta pouco). E não importa quantos dias planeja ficar na tentadora cidade, se prepare para deixá-la ainda cheio de vontades.
Confira alguns dos melhores restaurantes para se comer em Nápoles:
Tandem Ragù
Como já anuncia o nome, a casa é uma especialista em ragu, um molho a base de carne, tomate e vinho tinto que pode acompanhar qualquer tipo de massa. O restaurante mantém há algum tempo a fama de ser o dono do melhor ragu de toda a cidade, disputando o título com outros estabelecimentos de peso. Imperdível, o nhoque ao ragu com provolone é de comer rezando.
Preço: $$ - $$$
Endereço: Via Giovani Paladino 51
La Trattoria Reginella
Localizado no topo de uma colina, o restaurante possui, além da bela vista do mar e do vulcão Vesúvio, um custo benefício excelente. Com um extenso cardápio, não faltam opções para todos os gostos: massas, pizza, carnes e risotos. Mesmo com tantas ofertas, os pratos mais pedidos são os com frutos do mar, como o espaguete com vôngole ou rigatoni com peixe, camarão, lula e diferentes tipos de mariscos.
Preço: $$ - $$$
Endereço: Via Posillipo, 45a
Masardona
Os que conhecem o Masardona juram que ele produz a melhor pizza frita de Nápoles. A deliciosa iguaria napolitana mais parece um calzone, com diversas opções de recheios e coberturas, e com uma massa leve e crocante que derrete na boca - uma combinação que não tem como dar errado. Se gosta de pimenta, não deixe de provar a de provolone defumado com salame, tomate e peperoncino. De sobremesa peça as tiras de massa de pizza fritas com chocolate.
Preço: $
Endereço: Via Giulio Capaccio, 27
Amico Bio
Orgânico e com opções veganas, o restaurante Amico Bio possui um menu que muda diariamente, e para saber quais são as opções disponíveis é preciso entrar em sua página do facebook e conferir o cardápio. Todos os ingredientes utilizados são de origem orgânica, até o vinho que é servido na casa. O seitan, uma carne feita de glúten, é muito utilizada nas receitas, e em alguns dias é servido como opção de segundo prato: ao vinho, ao limão, com cebola ou em forma de sanduíche.
L’Antica Pizzeria da Michele
Chegou a hora da pizza. Apesar de Nápoles possuir muitos restaurantes que fazem pizzas deliciosas, o lugar mais famoso da cidade é certamente esse, aberto desde 1870. Apenas duas opções estão disponíveis: a marinara, que leva molho de tomate, alho e orégano e a famosa margherita, com muçarela de búfala, molho de tomate e manjericão. Vá com paciência e se prepare para longas filas, o restaurante é muito famoso e atrai turistas do mundo inteiro.
Preço: $
Endereço: Via Cesare Sersale 1
Il Chico D’oro
Um lugar que mistura drinks, café e gastronomia local, o restaurante é conhecido principalmente pelos seus belos e deliciosos doces. Cannoli, sfogliatella (doce de massa folhada com recheio de creme de ricota), gelatos, e croassaints recheados de chocolate ou de creme são algumas das tentações que irá encontrar no restaurante.
Preço: $$ - $$$
Endereço: Piazza Municipio, 73