Andar por Manchester é fácil, já que a cidade é plana e compacta. O sistema de transporte público é eficiente, com trem, bonde e ônibus disponíveis. As bicicletas são muito bem vindas e uma ótima opção para circular e conhecer a cidade de perto.
A cidade ainda é marcada pelo legado industrial, mas passa por um ambicioso projeto de revitalização que tem a deixado mais moderna. No centro antigo se destaca o Piccadilly Gardens, coração central e ponto de referência na hora das caminhadas, além da icônica roda-gigante de 60m na Exchange Square.
Nas proximidades, encontram-se prédios icônicos como o Reform Club, o Memorial Hall, o Victoria University e o Town Hall, construído em 1887 ao estilo gótico. Os amantes de teatro não podem deixar de passar no Royal Exchange Theatre, que recebia montagens originais de William Shakespeare. A dança pode ser apreciada na Dancehouse, enquanto os concertos se abrigam na Manchester Bridgewater Hall.
Entre os museus, são muitas as opções, revelando uma vida cultural agitada. Um dos principais deles é o Museum of Science and Industry com 15 setores que mostram a história da Revolução Industrial, exibindo equipamentos e até mesmo máquinas a vapor do século 19. Há outros que ainda são importantes, como o Manchester Museum, reunindo fósseis pré-históricos e antiguidades egípcias, Manchester Art Gallery, People's History Museum, Urbis-The Museum of the City, e Platt Hall-Gallery of Costumes.
Fãs de esportes não pode deixar de fora um pulo no Museu Nacional do Futebol, que explora o passado, o presente e o futuro do esporte, além de apresentar mais de 140 mil itens.O museu do Manchester United, clube mundialmente famoso, inclui um tour pelo lendário estádio Old Trafford. Reserve um tempo para ir ao Aquatic Centre, um enorme complexo de piscinas aberto à população, e a Chill Factore, espaço de esqui, snowboard e escalada, com diversão para toda a família.
Compras
Em termos de compras, a cidade é tão bem servida quanto culturalmente, atendendo a todos os gostos. Os centros comerciais se concentram ao longo da Market Street, que reúne shoppings como o Market Place, o Arndale Center e o Market Centre.
As butiques e grifes podem ser encontradas na Harvey Nichols, King Street e St. Peter's Square, enquanto objetos de diversos tipos podem ser pechinchados na rua Saturday's Tib. E como não falta boa música na cidade, as lojas de discos são pra lá de requisitadas, como a lendária Piccadilly Recids e as do Nothern Quarter.
Noite
É possível curtir um bom e velho rock'n'roll em inúmeros bares e pubs na mesma região boêmia. O jazz e o blues também são contemplados em casas de shows, mostrando que de música, Manchester entende. Reserve um espaço na agenda para conhecer as bandas e descobrir novos talentos.
Tome o rumo da Oxford Road para se divertir com o público estudantil, de Deansgate para conhecer os bares de coquetéis chiques, de Northern Quarter para curtir uma "vibe" boêmia e moderna e da Canal Street para desfrutar dos bares e clubes do famoso bairro gay de Manchester.