A cidade que é conhecida por muitos brasileiros, principalmente pelos times de futebol, o Manchester United FC e o Manchester City FC, possui também um vibrante cenário musical, e não estamos falando apenas das apresentações de música que acontecem durante os meses de verão, mas sim das bandas conhecidas mundialmente que surgiram na cidade, como Oasis e The Smiths.
Essa cidade industrial, trabalhadora e revolucionária é uma das mais visitadas da Inglaterra, é a segunda cidade mais populosa do Reino Unido, tudo a apenas uma hora de voo de Londres ou então um pouco mais de 2 horas de trem, o que faz com que muitos conheçam Manchester em apenas um bate e volta de um dia, mas quem dedica mais tempo à cidade, volta muito mais encantado.
Manchester possui 3 universidades, incluindo a Universidade de Manchester, e isso faz com que muitos jovens morem na cidade e a vida noturna seja bem animada. Sendo um grande centro industrial e econômico, movimentando muitas empresas, executivos e famílias de várias outras partes do mundo também moram em Manchester. Mas para os turistas que desejam desbravar a região, além das atrações que ficam em Manchester, de lá é possível explorar outros locais como Liverpool, Chester, Leeds e Newcastle. Para quem deseja conhecer bem Manchester, reserve 2 ou 3 dias inteiros na cidade, já para quem deseja também explorar as atrações próximas, reserve um dia para cada cidade que acrescentar a mais no roteiro.
Comece desbravando Manchester no centro histórico. O Manchester Town Hall é o prédio da prefeitura, inaugurado em 1877. Você pode entrar gratuitamente e conhecer parte da construção de arquitetura vitoriana gótica. Em frente ao prédio, fica a praça Albert que em dezembro abriga uma feira de natal repleta de barraquinhas com enfeites natalinos e comidas típicas, e atrás do prédio da prefeitura fica a Biblioteca Central de Manchester, um grande prédio redondo, com uma combinação de arquitetura histórica e moderna.
A Catedral de Manchester, também no centro da cidade, é um local além de religioso, cheio de história. Foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, mas resistiu e está lá, cheia de história pra contar. Com um interior cheio de detalhes, misturando trabalho em madeira, pedras e vitrais, possui entrada gratuita. A cidade conta ainda com diversos museus como o Museum of Science and Industry, o National Football Museum, o Manchester Museum, o People’s History Museum e vários outros, sendo muitos deles gratuitos.
Como chegar
Para quem sai do Brasil com destino a Manchester, não há voos diretos, então é necessário fazer uma conexão em alguma outra cidade da Europa. A Swiss voa para Manchester fazendo conexão em Zurique, a Lufthansa voa fazendo conexão em Frankfurt, a Air France para em Paris, a KLM para em Amsterdã, a Turkish voa através de Istambul e a British faz conexão em Londres, que já está bem próxima de Manchester. Para voos mais longos, a Emirates faz conexão em Dubai e as americanas United e Delta Airlines voam através de seus respectivos hubs nos Estados Unidos, lembrando que para fazer conexão nos Estados Unidos é necessário visto de trânsito.
O Aeroporto de Manchester é um dos mais importantes do Reino Unido, e atende tanto voos nacionais, como voos internacionais vindos de outros continentes. O aeroporto já foi considerado o melhor do Reino Unido, e está dividido em 3 terminais com lojas, restaurantes e outros comércios relacionados a serviços turísticos.
Do Aeroporto Internacional de Manchester até o centro da cidade são apenas 18 quilômetros. Para sair do aeroporto, a opção mais prática é pegar um trem que demora em torno de 13 minutos se não fizer paradas. Ônibus também te levam ao centro da cidade, mas demora um pouco mais, de meia hora a 45 minutos o trajeto, tudo vai depender do trânsito. E os táxis são as opções mais caras, porém mais confortáveis, ainda mais depois de uma longa viagem. Para quem quiser alugar um carro, há algumas locadoras de automóveis na saída do aeroporto.
Muitos turistas chegam em Manchester de trem, vindos de Londres, afinal o percurso dura apenas um pouco mais de duas horas, sem paradas. Partindo de Londres, há diversos horários para ir a Manchester, com trens saindo da estação London Euston e chegando em Manchester Piccadilly. O valor da passagem não é dos mais baratos, mas comprando com antecedência o preço melhora bem.
Vida noturna
A vida noturna de Manchester é bem animada, aliás esse é um dos motivos que atrai muitos turistas para visitar a cidade. Famosa por seu passado industrial, Manchester é hoje uma cidade jovem, com três universidades e que foi totalmente renovada nas últimas décadas. Com uma vida noturna vibrante, Manchester é repleta de restaurantes, bares, pubs e casas noturnas que fazem com que alguns bairros da cidade sejam animados todas as noites, durante o ano inteiro.
Manchester já provou ao mundo que é uma cidade musical, afinal foi ali que surgiram bandas reconhecidas no mundo inteiro como The Smith, Oasis, New Order e Joy Division. É muito comum encontrar bares com bandas tocando música ao vivo, com muito rock e um som alternativo. E com toda essa tendência musical, muitas bandas incluem Manchester em suas turnês pela Europa, então para quem gosta de shows, confira antes da viagem se sua banda preferida estará por lá!
E agora Manchester também quer mostrar que tem muito a oferecer em termos de cultura e gastronomia. A cidade abriga restaurantes e bares, muitos considerados os melhores do Reino Unido, depois de Londres. A vida cultural também é riquíssima, com exposições, teatros, museus e galerias.
A região de Northern Quarter é a parte de Manchester com mais agito, com opções para todos os gostos e bolsos, de segunda a segunda. Seja para comer em um restaurante mais refinado, para beliscar um fish and chips, ou para escutar uma boa música ao vivo, em Northern Quarter sempre haverá uma opção que combina com o estilo do turista. Outra rua bem movimentada é a Oxford Road, com muitos bares e casas noturnas, e a Rua do Canal, frequentada por um público bem eclético, também possui muitas opções de entretenimento.