Cannes que hoje é sinônimo de glamour, já foi uma pequena vila de pescadores até as primeiras décadas do século XIX, antes de se tornar um destino desejado pelas elites francesas e italianas. Mas Cannes não é só luxo e ostentação porque além de toda a fama, Cannes também é uma cidade muito bonita. Localizada ao sul da França, na região da Riviera Francesa, conhecida como Costa Azul ou Côte d’azur, ou seja, onde a cor da água do mar varia entre diversos tons de azul e que ferve de gente durante os meses de verão, Cannes conta com hotéis luxuosos, restaurantes estrelados e eventos que atraem a atenção do mundo inteiro. Cannes é aquela cidade que todo astro de cinema já esteve e que quem não é astro de cinema também quer conhecer.
O Boulevard de la Croisette é um luxuoso e florido calçadão onde ficam os hotéis de luxo e as boutiques de grifes famosas, ótimo para um começo de viagem. Com certeza é um local onde todo turista passa por lá, seja de dia ou de noite, e que vale a pena caminhar e admirar as construções, o vai e vem de pessoas e o Palais des Festivals, onde acontece os maiores eventos em Cannes como por exemplo o Festival de Cinema e a entrega da Palma de Ouro. E aproveitando a caminhada pelo calçadão, visite o Palais des Festivals, ou Palácio dos Festivais. O tapete vermelho fica ali estendido durante o ano inteiro para que anônimos também possam passar por lá e fotografar. Na praça ao redor do Palácio também há outras atrações para os turistas como estátuas, fotos em tamanho natural de artistas e a calçada da fama.
Outra rua que fará parte do roteiro pela cidade é a Rua d’Antibes, considerada o centro de compras mais famoso de Cannes, praticamente um shopping a céu aberto com lojas de grandes marcas mundiais e com preços para todos os bolsos. Tem de tudo um pouco: roupas, calçados, acessórios, perfumes e presentes, é só escolher. A rua atravessa quase todo o centro, é super movimentada e ideal para quem gosta de fazer compras ou simplesmente para olhar vitrines e passear. Ao final do dia o movimento é ainda maior, mas a rua serve como uma ótima opção de passeio a qualquer hora do dia devido ao charme e à elegância do lugar.
Sendo uma cidade litorânea, banhada pelo Mar Mediterrâneo e com águas de tons deslumbrantes, o que não faltam em Cannes são opções de passeios de barco. A Ilha de Santa Margarida ou em francês Île Sainte Margueritte é a maior ilha próxima de Cannes, mesmo assim é bem pequena, podendo ser conhecida em pouquíssimo tempo. O passeio sai da marina de Cannes e o trajeto até a ilha dura em média 20 minutos. O ideal é ir cedo e passar o dia na ilha, retornando apenas no final do dia para Cannes. Nessa ilha, além de praias lindas, também há muita natureza, você pode fazer passeios de bicicleta, trilhas e visitar o Forte Real, conhecido por ser o local onde esteve preso o Homem da Máscara de Ferro.
O bairro de Le Suquet é o mais antigo de Cannes, é um bairro bem turístico e tradicional, sem tanto luxo e boutiques de grife. A principal rua é a Rue de Suquet, uma pequena e estreita rua que já foi a principal da cidade e hoje continua sendo uma rua bem importante, repleta de bares, restaurantes, lojas locais e ateliês, todos estabelecimentos super charmosos, bem ao estilo francês. O começo da rua não é tão charmoso, mas após alguns passos você vai ver todo o charme da Rue du Suquet e do bairro que parece uma minicidade dentro de Cannes.
O Marché Forville é um bom lugar para conhecer e provar alimentos típicos de Cannes e região, conversar com vendedores e conhecer mais sobre o cotidiano e a realidade da cidade, sem todo aquele super glamour. No mercado você encontra desde frutas, legumes, carnes, queijos, azeites, temperos e flores, e também pode aproveitar para fazer uma boa refeição. O mercado funciona somente na parte da manhã, então vale a pena ir até lá antes de sair para um passeio ou ir à praia.