Vale a pena alugar um carro na capital norte-americana? Como a maioria das coisas, isso depende de diversos fatores. Não existe certo ou errado quando o assunto é aluguel de veículos por lá, mas sim a opção que mais se enquadra ao perfil da sua viagem. Se você tem pouco tempo na cidade, a melhor opção é tentar se hospedar em uma região bem centralizada e fazer tudo nos próprios arredores. Para isso, um carro acaba sendo bastante desnecessário!
Porém, se você pretende conhecer os arredores com mais profundidade, indo para Filadélfia e Nova Iorque, por exemplo, essa pode ser uma opção bastante viável. Além do mais, contar com um carro ajuda nas compras. Em Washigton D.C as opções não são tão boas para quem pretende ir atrás das pechinchas, mas na Virgínia, que fica a menos de uma hora de carro de lá, as alternativas já são bem mais interessantes. Isso porque o local conta com bons shoppings e um outlet, além de o valor do imposto ser mais baixo do que em Nova Iorque (5% contra 8%). Portanto, se você não abre mão de fazer umas comprinhas na cidade, ter um carro é imprescindível.
Assim como acontece em todo solo norte-americano, para fazer a locação de um veículo o turista deverá apresentar CNH brasileira válida (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte e um cartão de crédito do titular da reserva. Vale dizer que os valores para 5 diárias costumam ser iguais aos de 7 diárias, portanto sempre que puder opte pelo período completo. Para alugar um carro nos Estados Unidos, o condutor deverá ter mais de 21 anos. Para jovens motoristas, ou seja, com até 25 anos de idade, poderá ser cobrada uma tarifa extra pelo fato de a faixa etária apresentar risco maior de sinistro.
Outra dica é não alugar o GPS junto com o carro. Os valores desse equipamento costumam ser altos, inviabilizando o aluguel como um todo. Utilize aplicativos de navegação, como o Waze e o Google Maps, pois a cidade tem uma boa comunicação e o turista não correrá o risco de ficar sem sinal. Em alguns casos, o cartão de crédito oferece seguro para a locação de carros, mas vale ficar de olho para as cláusulas e para o que de fato a apólice cobre (para não ser pego de surpresa caso aconteça qualquer tipo de incidente).
Washington D.C também fica em um ponto estratégico perto de Nova York e da Filadélfia, possibilitando ao turista que aluga um carro a chance de fazer esses passeios em uma mesma viagem sem grandes complicações.