Já se perguntou se vale a pena alugar um carro em Dubai e dirigir nos Emirados Árabes? Por mais estranha que essa ideia pareça, ela é de fato bastante interessante.
Por que você deveria considerar o aluguel? Em primeiro lugar, porque o clima de Dubai é praticamente insuportável. Com o calor, o sol forte e a ausência de umidade, quase ninguém anda nas ruas. Além disso, as distâncias entre um lugar e outro são grandes, fazendo com que o carro seja uma boa opção para se locomover por lá. Se não quiser dirigir, lembre-se de que os táxis funcionam muito bem na cidade, são econômicos e garantem uma viagem sem preocupações ao volante.
Por ser um destino pensado para a locomoção sobre rodas, dirigir não será nada difícil. Com ruas e rodovias sinalizadas, a cultura dos motoristas é de respeito, fazendo com que o trânsito flua normalmente. Há também vagas de estacionamento em todos os locais - na maioria das vezes gratuitas ou ao menos muito baratas. Bônus: o carro é um ótimo aliado para quem pretende fazer um bate e volta até Abu Dhabi - a viagem dura cerca de 1 hora e meia.
Como você provavelmente chegará cansado após um voo longo, a dica é deixar para alugar o veículo no dia seguinte à chegada. Acredite, você não vai querer dirigir após passar pelo menos 14 horas no avião.
Para o aluguel, não tem jeito: você vai precisar apresentar a sua Permissão Internacional para Dirigir (PID). Ela deve ser emitida no Brasil, no mesmo DETRAN em que foi feita a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e as regras e custos variam dependendo do estado em que a habilitação foi feita. Por sinal, não se esqueça de que os dois documentos só tem validade em conjunto. Se esquecer a CNH, ainda que esteja portando a PID, não será possível dirigir em Dubai.