Embora o sistema de ônibus seja eficiente, está superlotado e nisso a ciclovia, a segunda maior da América Latina, ganha espaço e muitos adeptos. Os táxis têm bons preços e funcionam por taxímetro. Vale lembrar que é sempre melhor optar pelos serviços via telefone a fim de evitar assaltos e outras fraudas praticadas por motoristas desonestos.
No centro histórico, chamado de La Candelaria, que tem ganhado cores com o surgimento dos grafites, está um dos maiores orgulhos colombianos: o Museu do Ouro. O acervo conta com 34 mil peças de metais preciosos e 20 mil objetos em pedra, cerâmica e outros materiais que encantam os olhos do turistas. A mesma região também abriga o belo Teatro Cólon, onde há concertos da orquestra sinfônica nacional.
O Museu de Trajes Regionais revela o vestuário tradicional e mestiçagem étnica da Colômbia, como os trajes populares dos agricultores e comunidades indígenas.
Outra atração cultural importante é a Villa de Nuestra Señora de Santa María de Leyva, que funciona como um museu a céu aberto do período colonial, visto nas ruas de pedra. Há ainda o Museu de Arte Moderna e o Museu Botero, dedicado a arte de Fernando Botero e artistas como Picasso, Dalí e Miró.
Para quem gosta de caminhar pelos bairros, a Park Way é uma zona bem conservada, cercada por flores, cafés, padarias e bares clássicos, frequentados por intelectuais e universitários.
Entre as áreas verdes, vale um pulo nos parques Simón Bolívar, De la 93, El Final, ideal para a prática de esportes, e o Parque Nacional Olaya Herrera, fundado em 1934, repleto de trilhas, árvores e jardins tranquilos. As crianças podem se divertir no planetário e no Centro Interativo Maloka, onde se divertem e aprendem mais sobre assuntos como ciência, tecnologia e astronomia, dentro e fora do cinema 3D.
Na hora das compras, recorra ao centro comercial Salitre Plaza ou a chamada Zona Rosa, onde se concentram shoppings e lojas de estilistas famosos, além de cafés, bares, hotéis e baladas. A vida noturna também é animada nos bairros de Chapinero, Teusaquillo e pelos Chivas, coloridos ônibus festivos que percorrem a cidade ao som de rumba.
Se houver tempo, vale visitar os arredores de Bogotá. Na serra La Macarena está o magnífico rio Caño Cristales, conhecido como o "rio de cinco cores", onde se vê as cores verde, vermelho, amarelo, azul e preto.
A subterrânea Catedral de Sal, construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, na savana de Bogotá, é um verdadeiro deslumbre natural.
As praias de Cartagena e San Andres, parte do território colombiano, pegam um pedaço do incrível mar caribenho, custam menos do que uma viagem para o trecho do Caribe e são belíssimas.