Em certas cidades como Los Angeles por exemplo, é quase unânime a opinião dos viajantes que vale a pena alugar um carro. Porém em certas cidades como Bogotá por exemplo, a opinião também é praticamente unânime, mas dessa vez de que não é necessário alugar um carro.
Bogotá possui aproximadamente 8 milhões de habitantes, ou seja, é uma grande cidade e seu trânsito faz jus à quantidade de habitantes. São muitos carros pelas ruas, principalmente durante o horário de pico. No horário de pico, o trânsito faz Bogotá lembrar as grandes cidades brasileiras, quando os carros quase não andam e tudo fica bem caótico. Tão caótico que há uma lei em Bogotá similar ao rodízio de carros de São Paulo e chama-se Pico y Placa. O Pico y Placa deve ser obedecido e o horário normalmente é de 06h00 da manhã às 08h30 e de 15h00 da tarde até às 19h30. As placas dos veículos terminadas em números pares (0, 2, 4, 6 e 8) não podem circular na cidade nos dias pares do calendário, e as placas terminadas em números ímpares (1, 3, 5, 7 e 9) não podem circular nos dias ímpares do calendário. Caso alguém seja pego andando em dia que não é permitido, é multa na certa.
E mesmo com um trânsito tão caótico, Bogotá não tem uma linha de metrô…. uma pena, mas na falta do metrô, tente se locomover com os ônibus chamados de TransMilenio, que são ônibus articulados que possuem uma pista reservada para eles, garantindo a eficiência e a rapidez do transporte. Essa linha de ônibus percorre boa parte de Bogotá, em mais de 80 quilômetros de vias, com mais de 100 estações de embarque e desembarque, incluindo estações em pontos turísticos.
Bogotá também compensa a falta de metrô com uma extensa ciclovia, a cidade possui cerca de 300 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas. Mesmo assim não há bicicletas para alugar em toda esquina, mas caso você queira alugar uma bike, não faltam faixas exclusivas e mais seguras para pedalar.
Os táxis em Bogotá são mais baratos que os táxis nas grandes cidades brasileiras. São veículos amarelos e funcionam com taxímetro, mas é sempre bom verificar se o aparelho está funcionando, ou então perguntar o valor aproximado da corrida antes de entrar, nem que seja somente para ter uma ideia de preço. O aplicativo Uber também funciona em Bogotá, porém o valor da corrida é bem parecido ao valor cobrado em um táxi, então não é algo que seja muito vantajoso.
E para quem achar que vale a pena alugar um carro, não esqueça que o locatário e condutor do veículo deve possuir cartão de crédito internacional, deve apresentar o passaporte original, a habilitação original, emitida no Brasil e válida. Mesmo para quem levar uma carteira de habilitação internacional, a carteira do Brasil também deve ser apresentada. E é recomendado confirmar todas as regras de locação com a locadora de veículos que escolher.