Assim como grande parte das grandes capitais, Santiago tem fôlego para ganhar a atenção do turista em qualquer época do ano. Porém, dependendo da estação, alguns passeios tornam-se mais apropriados e proveitosos do que outros.
Se fizer questão de ver neve e esquiar, você definitivamente deve ir durante o inverno. Os melhores meses para esse tipo de viagem são julho, agosto e setembro, quando as estações de esqui estão a todo vapor. Lembre-se que o inverno do Chile é bastante rigoroso e as temperaturas não costumam passar de 10ºC, então leve casacos pesados, agasalhos, gorros, cachecóis e luvas. É também no inverno que acontece a temporada de chuvas.
Já nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, as temperaturas estão bastante elevadas e podem chegar a 35ºC. Nesta época é possível aproveitar mais os passeios praianos a Viña del Mar e Valparaíso, além do tour pelos tradicionais vinhedos das regiões próximas à cidade. Porém, apesar do grande calor de dia, a temperatura cai durante a noite, então se prepare para fazer uma mala híbrida, com roupas tanto de frio quanto de calor.
Nos demais meses do ano, a temperatura costuma ser mais amena, não apresentando picos de tanto calor nem de tanto frio. Como as chuvas acontecem apenas no período do inverno – no resto do ano o clima da cidade é bem seco – a cidade dificilmente pegará os turistas desprevenidos, estragando os planos de passeios ao ar livre e belíssimas fotos.