Você deve estar se perguntando se vale a pena alugar carro em Santiago.
Essa resposta não é única e irá depender de dois fatores: a época em que você viaja e os lugares que pretende visitar. Deixe o carro de lado caso queira conhecer as estações de esqui, mas invista no aluguel de um veículo para ir até Valparaíso e Viña del Mar, por exemplo. Se decidir encarar a neve, o que é recomendado apenas para motoristas experientes, opte por veículos 4 x 4.
Vai viajar pelo país? Lembre-se de que nas estradas chilenas é obrigatório transitar com o farol baixo ligado. Além disso, algumas locadoras oferecem carros equipados com um aparelho que registra automaticamente o pagamento dos pedágios - eles serão debitados do seu cartão ao final da viagem. Também existe a possibilidade de fazer os pagamentos em dinheiro, como ocorre no Brasil.
Dentro de Santiago, o aluguel de um carro não é necessário, já que o transporte na capital chilena funciona bem e muitas atrações podem ser visitadas a pé. Outro detalhe importante é que poucos hotéis na cidade oferecem estacionamento.
Locadoras de veículos no Chile não exigem a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Nesse caso, basta apresentar a CNH brasileira acompanhada de outro documento oficial (passaporte ou RG) para a retirada do carro. Ainda assim é recomendado viajar com a carteira internacional, que pode ser feita no Detran do estado em que você emitiu sua CNH. Mesmo com o documento em mãos, a habilitação brasileira precisa ser levada junto na viagem, pois a PID só vale em conjunto com ela.
Como na maioria dos destinos, o motorista também precisará apresentar um cartão de crédito com validade internacional para o registro do caução. O valor será bloqueado no momento da retirada e liberado novamente após a devolução do veículo.