A cidade de Quebec está localizada no Sul da maior província do Canadá – que leva o mesmo nome – próxima aos estados americanos do Maine, Vermont e Nova York. Uma característica única da cidade é que a parte antiga (Vieux-Québec) está cercada por um muro de 4,6km de extensão, que pode ser explorada a pé pelo visitante, uma ótima forma de conhecer um pouco da cidade. A Vieux-Québec é dividida em Base Ville (cidade baixa) e Haute Ville (cidade alta).
A melhor forma de explorar a cidade é a pé, com a intenção de se perder nas ruas e avenidas, esbarrando em edifícios que lembram vilas antigas do interior francês. A Rua Saint-Jean, na cidade alta, é uma rua movimentada, com diversos bares, restaurantes e tudo que o turista possa precisar, lá é o centro do comércio local. Uma ótima pedida para uma caminhada no fim da tarde. Na cidade baixa, a Rue du Petit-Champlain é considerada uma das ruas comerciais mais antigas da américa do Norte, existe desde 1635. É estreita, encantando com as construções antigas e as jardineiras floridas nas janelas. Aqui é possível encontrar algumas lojinhas, bares e restaurantes, um bom lugar para descansar nos banquinhos e observar o fluxo de pessoas caminhando por ali.
O cartão postal da cidade é o Chatêau Frontenac, um castelo construído no século 19 e que funciona como um hotel luxuoso. A enorme e linda construção é o centro das atenções da maioria das vistas da cidade. Um bom lugar para admirar esse edifício e tirar fotos é no Terrasse Dufferin, uma passarela construída na cidade alta que vai até o Parque Plaines d’Abraham, também conhecido como Battlefield Park. Apesar de hoje ser utilizado pelos moradores e turistas como um local para caminhadas e corridas ao ar livre, além de piqueniques e apreciação dos campos verdes e vegetação do local, a história do parque é um pouco sangrenta, foi lá que ocorreu a batalha entre ingleses e franceses. Neste parque é onde está o Musée National des Beaux-Arts du Québec (Museu Nacional de Belas Artes).
Ainda no clima militar, foi construído entre os anos de 1820 e 1831 a Citadelle. Um prédio em formato de estrela que servia com fortaleza, hoje em dia é um museu militar e quartel do 22º Regimento Real do Canadá. No verão, é legal de ver a troca de guarda no local.
A Avenida Grande Allée Est é uma das principais da cidade, caminhando por lá o turista encontra uma grande variedade de bares, restaurantes, casas de show e lojinhas. Além disso, a avenida leva ao Museu de Belas Artes e aos Jardins Jeanne-d’Arc. Ainda nessa avenida, o visitante pode encontra o Hôtel du Parlament (Parlamento), um edifício grandioso e que chama atenção pelo lindo e bem cuidado jardim na sua frente. Vale a pena fazer uma visita guiada para conhecer a política do Canadá. Perto do parlamento tem uma concentração maior de restaurantes e bares, ótima opção para almoço após a visita.
Um passeio muito indicado é o de barco pelo Rio São Lourenço, uma das melhores vistas da cidade é de dentro do barco, além de contar com um guia explicando um pouco da história da cidade. Para fugir um pouco da cidade, o Parc de la Chute-Montmorency, é um parque a 13 km do centro de Quebec e lá tem uma cachoeira com queda de 83 metros. É possível caminhar por uma passarela por cima da queda, vale a pena ir no verão para aliviar o calor com os “respingos” da água no rosto e, também, no inverno, para apreciar a queda d’água congelada.