Sófia além de ser a capital, é também a maior cidade da Bulgária. Com um pouco mais de um milhão e meio de habitantes, Sófia, assim como todo o país, chama cada vez mais a atenção de viajantes do mundo inteiro devido às construções históricas preservadas, devido à sua extensa programação cultural durante o ano todo, devido à sua agitada vida noturna, à sua gastronomia diversificada, e também, como não poderia deixar de ser, devido ao baixo custo dos serviços para os turistas. Sófia também serve como porta de entrada para conhecer o restante do país que possui praias de mar azul, montanhas e belas paisagens.
A Bulgária está localizada entre a Grécia, a Turquia e a Romênia, no Leste Europeu, e depois de ter ficado anos nas mãos do governo comunista, vive um período em que está se fortalecendo economicamente, mas que ainda enfrenta muitas dificuldades. O país é considerado um dos mais pobres da Europa e também um dos mais baratos para viajar. O país já foi muito discriminado, mas depois de algumas reformas, revitalizações e de um setor turístico que se esforça cada dia mais para atender às necessidades dos viajantes, a Bulgária e sua principal cidade, Sófia, estão mudando esse cenário e chegam a competir com outros destinos europeus em número de visitantes recebidos.
Tente começar a conhecer a cidade participando daqueles free walking tours. São passeios como city tours, porém gratuitos e feitos caminhando pelos principais pontos turísticos, geralmente localizados no centro da cidade. O passeio é feito com um guia credenciado que não cobra pelo serviço, mas é de bom tom deixar uma contribuição para ele no final do passeio. O tour é realizado com outras pessoas de diversas partes do mundo e é todo no idioma inglês.
E depois de participar de um city tour caminhando, que tal conhecer a comida búlgara através de um mais um walking tour, porém gastronômico? A empresa Balkan Bites Food Tours oferece esse tour gastronômico e também gratuito que funciona exatamente como o city tour. Com duração aproximada de 2 horas, é um tour guiado, onde o guia conta sobre a gastronomia da cidade e do país, e você também tem a oportunidade de provar alguns produtos e comidas típicas, vinhos produzidos na Bulgária e assiste até a uma apresentação de dança búlgara.
A Catedral de Alexandre Nevsky é uma das atrações mais visitadas do país. Construída em estilo neobizantino, os detalhes da construção impressionam muito. A catedral é uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo, fica no centro da cidade e embora conhecê-la faça parte de qualquer city tour, é interessante voltar lá depois com mais calma para apreciar melhor a construção.
O Teatro Nacional Ivan Vazov também fica no coração da cidade e é um dos pontos turísticos principais de Sófia. É o mais antigo e mais importante teatro de todo o país e está localizado em uma bela praça, ótima para descansar e apreciar a beleza da construção. No final do dia essa praça costuma encher de gente, principalmente durante os meses mais quentes.
A Rotunda de St George é considerada a construção mais antiga de Sófia. Construída pelos romanos no século IV, é uma construção pequena e até simples, mas é um dos templos mais bonitos da cidade. Tão bonito que o local tornou-se palco para cerimônias de casamentos.
Para compras ou então para ver o comércio da cidade, a Boulevard Vitosha é a maior rua comercial de Sófia, onde você vai passar por lá algumas vezes durante o período em que estiver na cidade. Com lojas para todos os gostos e bolsos, ali você encontra desde lojas populares até lojas de grifes como Versace e Emporio Armani. Também há diversas opções de bares, restaurantes e cafés para sentar e descansar um pouco.
E falando em restaurantes, o Mercado Central de Sófia é uma ótima maneira de conhecer mais sobre a cultura do país. Chamado de Central Sofia Market Hall, o mercado foi inaugurado em 1944. Com três andares, no primeiro andar que é o nível da rua, ficam as lojas de produtos alimentares como pães, queijos, frutas e vinhos, no segundo andar ficam as lojas de produtos artesanais, cosméticos e roupas, e no andar abaixo do térreo fica um restaurante, além de algumas antigas ruínas, ainda preservadas. O mercado é todo coberto e fica no centro da cidade, próximo de uma saída de metrô.