A pequena vila de Trancoso pode ser pequena e de certa forma ainda rústica, mas quando o assunto é alimentação, Trancoso é referência. Descoberta nos anos 70 pelos hippies, Trancoso ao longo dos anos foi conquistando todos os que ali passavam e isso inclui desde empresários brasileiros até celebridades internacionais, com isso, os serviços oferecidos naquela que já foi uma simples vila do litoral baiano, tiveram que ser aprimorados para atender seu exigente público, um novo perfil de turista que hoje em dia frequenta suas praias.
O Quadrado de Trancoso é o cartão postal da vila, onde não faltam boas opções de restaurantes, é ali onde a maioria deles está localizada. Construídos dentro das casinhas coloridas, os restaurantes além de terem um bom cardápio com comidas elaboradas, são puro charme no quesito decoração. Durante a noite não há iluminação pública no Quadrado, o que não faz a mínima falta pois os restaurantes se encarregam de iluminar o ambiente com velas acesas, deixando todo o local com um clima que lembra como era antigamente e tudo fica ainda mais charmoso.
Com mesas ao ar livre debaixo de grandes amendoeiras, sentar ali para uma refeição é um privilégio. Muitos restaurantes só abrem no final da tarde pois durante o dia o movimento dos turistas é todo nas praias. A igrejinha ao fundo só dá mais encanto ao Quadrado. Jantar em um dos restaurantes ali não é barato, mas vale a pena, não só pela refeição, mas pelo ambiente. No Quadrado, além dos restaurantes, há bares, sorveterias e lojas de grife e de artesanato local, tudo para que o turista passe muito bem durante toda a noite.
São tantas as possibilidades de restaurantes que é possível sair para jantar todos os dias da viagem em um bom restaurante sem repetir, isso se a viagem for feita em um período de quatro até dez dias, média de tempo que a maioria das pessoas costuma ficar. Frutos do mar marcam presença em quase todos os restaurantes, nas moquecas, nos risotos ou então são servidos assados, grelhados ou cozidos com algum complemento. Os temperos e os sabores da Bahia também são o forte da região, afinal estamos falando do litoral baiano. E para quem não curte muito frutos do mar ou então quer variar um pouco o cardápio, há outros restaurantes especializados em comida japonesa, hambúrgueres caseiros, pizzarias, cevicheria e lanches.
Como sugestão de restaurantes, o Capim Santo é um clássico local, situado na Rua do Beco, praticamente atrás do Quadrado, é muito bem frequentado e possui uma filial em São Paulo. O restaurante El Gordo é uma pousada e restaurante (assim como o Capim Santo), com pratos elaborados, funciona ao redor da piscina e tem vista para o mar. O Cantinho Doce tem trinta anos de tradição em Trancoso e oferece música ao vivo e o restaurante Silva & Cia, também um dos mais tradicionais e com preços no padrão Trancoso. Para provar uma autêntica tapioca baiana, o carrinho de rua Delícia do Quadrado, mais conhecido como Tapioca da Elma, faz tapiocas deliciosas. Para a sobremesa, a Gelateria do Beco produz sorvetes italianos e um dos donos é tão simpático que é impossível sair de lá sem provar ao menos um sabor.
Em resumo, come-se muito bem em Trancoso, a vila possui uma culinária de altíssima qualidade e os preços (infelizmente) acompanham o nível da comida, ou seja, são bem altos.