Os passeios e tours mais populares em Santos

Guia Santos

Embora seja uma cidade litorânea, Santos vai um pouco além de curtir a praia e o mar. Sim, provavelmente você também vai querer curtir as praias da cidade, o que aliás já é um programão, mas há muito mais pra fazer em Santos.

Que tal começar a curtir e a conhecer a cidade pedalando? Toda a orla de Santos é contornada por ciclovias que são ótimas para pedalar. Você pode alugar uma bike e contornar as praias de Santos de bike, aproveitando para apreciar o extenso jardim da orla que é considerado o maior jardim de praia do mundo, com sete quilômetros de extensão e mais de mil canteiros, floreiras, vasos de plantas, quase duas mil árvores e alguns monumentos que ajudam a contar a história da cidade.    

Já que o café faz parte da história de Santos, nada melhor do que visitar o Museu do Café. O prédio em que funciona o museu é considerado o mais bonito da cidade e fica na Rua Quinze de Novembro, no centro histórico de Santos. Além do museu com suas obras e exposições, no local também há uma cafeteria para degustar e provar diversas qualidades de café.

Ainda na região do centro histórico, outro passeio clássico é fazer um tour de bonde turístico pelo centro que percorre os principais pontos turísticos da cidade, ao todo são 40 pontos de interesse turístico, em um trajeto de 5 quilômetros percorrido em quase uma hora de duração. Os bondes utilizados para os passeios são originais e procedentes de países da Europa. Esse é um passeio que vai agradar toda a família, adultos e crianças.

Seguindo a linha de passeios realizados em ônibus, se a viagem acontecer aos finais de semana ou feriados prolongados, o turista pode embarcar na Linha Conheça Santos. Com três percursos diferentes, a linha mostra diversos pontos de interesse turístico de Santos dentro de micro-ônibus com ar-condicionado e monitoria de guia turístico.

Para ter a melhor vista da cidade e do porto, vale a pena subir o Monte Serrat onde está o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat construído há mais de 400 anos, em homenagem à padroeira de Santos, e aproveitar para admirar a bela vista de Santos e de parte dos municípios de São Vicente, Guarujá e Cubatão. Você pode chegar até lá pela escadaria, lembrando que são 415 degraus, ou então de bondinho funicular em um percurso de 4 minutos subindo 147 metros de altura.

Para quem gosta de passeios gastronômicos, vale a pena ir até o Mercado de Peixes localizado na Ponta da Praia. Você não vai encontrar produtos para experimentar, será somente para comprar e depois preparar em casa, mas é bom para ver a variedade de peixes, crustáceos e frutos do mar, e pra quem for comprar, os preços costumam ser bem justos. Por ali você também poderá ver algumas garças que fazem graça ao roubar uns peixes e devorar ali mesmo. 

Localizado na Ponta da Praia, o Aquário Municipal de Santos é considerado a atração turística mais visitada da cidade. É um passeio muito indicado principalmente pra quem viaja com crianças, mas normalmente agrada a família inteira. Inaugurado no ano de 1945, o Aquário foi reformado e reaberto ao público em 2006. Com cerca de 4 mil animais marinhos, de peixinhos à peixões, o Aquário de Santos faz a alegria da criançada.