Santos é a maior cidade do litoral paulista, e embora seja uma cidade litorânea, vai muito além de apenas areia e mar. Seja para um fim de semana, para um bate e volta ou para quem pode esticar a viagem por mais alguns dias, a cidade possui atrações suficientes para entreter a família toda. Distante um pouco menos de 80 quilômetros da capital, Santos se destaca em seus sete quilômetros de praias que recebem o nome do bairro onde estão localizadas.
Começando na divisa com o município de São Vicente, vem a Praia do José Menino, com ondas que proporcionam a prática de surf, depois vem a Praia da Pompéia, também boa para surf, tem inclusive um monumento em homenagem ao esporte, logo em seguida vem a Praia do Gonzaga, onde está concentrado boa parte do comércio de Santos, com diversas opções de entretenimento e infraestrutura, aí vem a Praia do Boqueirão que também conta com bastante infraestrutura e aos sábados abriga uma feirinha de artesanatos, seguindo pela Praia do Embaré que fica em frente à igreja do Embaré, importante marco da cidade, depois a Praia de Aparecida que atrai muitas famílias, pois tem bastante atividades para crianças, e por último, a Ponta da Praia, onde quase não há areia e é onde está o símbolo da cidade, o Porto de Santos, além do Mercado de Peixes. Os bairros e praias também estão divididos por canais, que vai do um ao sete.
Comece a conhecer Santos pelo marco da cidade que é o centro histórico. O passeio pode ser feito a pé ou então a bordo de um bondinho, acompanhado de um guia. O bonde parte do Largo Marquês de Monte Alegre e o trajeto dura aproximadamente 40 minutos, passando por 40 pontos históricos como a primeira estação de trem do estado de São Paulo, o Conjunto do Carmo, os antigos armazéns do porto e a Casa da Frontaria Azulejada. Os veículos são todos originais, procedentes de países da Europa como Portugal, Itália e Escócia. Os condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte de Santos, tudo para deixar o passeio com ainda mais história.
Santos passou por uma revitalização no final de 2012, então quem não esteve lá nos últimos anos, irá se surpreender quando visitar a cidade, principalmente a parte da orla que ganhou novos e modernos quiosques. O jardim que margeia a praia já foi considerado pelo Guiness World Records como o maior jardim em extensão do mundo. São mais de 5 mil metros de jardim, cercados por ciclovias e floridos canteiros. E a ciclovia possui quase 40 mil metros de extensão de vias exclusivas para bicicletas que ligam as praias ao centro, a divisa de São Vicente até a área do porto, e a zona leste à zona noroeste. E caso você não esteja com sua bike na cidade, há locais para alugá-las.
O Aquário Municipal de Santos é outra atração turística que também passou por uma reforma nos últimos anos. O Aquário sempre que possível traz novos integrantes como recentemente trouxe um filhote de pinguim e um pirarucu, peixe da Amazônia com quase dois metros. O Aquário possui mais de 4 mil animais de todo país, e de vez em quando alguns visitantes do exterior também aparecem por lá.
O Museu Pelé, como o próprio nome já diz, é um museu dedicado a contar a história do ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. No museu você vai encontrar uniformes, prêmios, bolas e muitos itens pessoais do jogador, ao todo são mais de 2 mil peças. O Museu fica no centro da cidade e foi construído em um casarão antigo que passou por uma reforma. Vale a pena principalmente para quem gosta de futebol.
E já que o assunto é sobre museu, em Santos, há bons museus para visitação. Além do Museu do Pelé, o Museu do Café retrata a importância do café no processo de formação da cidade. Construído na época mais rica de Santos, no ano de 1922, em um edifício considerado o mais bonito da cidade, foi feito com acabamento luxuoso, financiado em grade parte, pela economia cafeeira.
E para quem gosta de visitar mercados e principalmente, para quem gosta de frutos do mar, o Mercado de Peixe, na Ponta da Praia de Santos é frequentado não só por moradores, mas também por turistas que visitam a cidade, já que a diversidade de pescados é enorme e muitos são frescos. O mercado abre todos os dias, a partir das 6 horas da manhã. Não há barracas para degustar os pescados já prontos, é só para comprar e preparar em casa.