Sendo uma cidade litorânea, os peixes e frutos do mar estão entre os destaques da gastronomia local, mas é claro que não para por aí. A gastronomia de Santos é bem variada e assim como em muitas outras cidades, recebeu influências de diversas cozinhas do mundo afora. E o resultado dessa mistura toda é refletido na diversidade de pratos e restaurantes espalhados pela cidade. Os próprios frutos do mar são oferecidos em restaurantes caiçaras, em restaurantes especializados em comida espanhola como a paella, e em restaurantes de comida japonesa que já se tornaram parte da gastronomia não só de Santos, mas como de muitas cidades do Brasil.
A banana é outro ingrediente muito consumido, não só como fruta, mas também nas sobremesas como por exemplo no brigadeiro com casca de banana. E a utilização da banana como ingrediente culinário vai muito além, a fruta é bastante aproveitada em pratos salgados que levam peixes e outras carnes, e o mais tradicional deles é a Meca Santista, composta por peixe meca, camarão, risoto de pupunha e farofa de banana, que foi eleito o prato turístico de Santos. A história da banana está ligada à vida dos moradores, pois Santos sendo uma cidade portuária, tinha o escoamento da banana feito através do seu porto. Até hoje é possível ver muitos bananais nos morros e alguns até dentro da cidade.
Para quem gosta de visitar mercados e principalmente, para quem gosta de frutos do mar, o Mercado de Peixe, na Ponta da Praia de Santos é frequentado não só por moradores, mas também por turistas que visitam Santos e o Guarujá, já que a diversidade de pescados é enorme, muitos são frescos, e o preço é bem mais barato comparado aos preços de alguns lugares na capital São Paulo. O mercado abre todos os dias, a partir das 6 horas da manhã.
Petiscos e porções também fazem parte do cenário gastronômico em Santos. É muito comum que o santista saia a noite para tomar um drinque e bater um pato com os amigos em bares e botecos, e isso inclui beliscar petiscos como iscas de peixe, bolinhos de bacalhau e o tradicional pastel. Em alguns estabelecimentos o pastel é um dos petiscos mais pedidos, como é o caso do Café Carioca, fundado no ano de 1939, o bar que apesar de ter ambiente simples, já foi frequentado por personalidades como Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Dilma Rousseff, e tem o pastel como estrela do cardápio.
Para provar um pouco da culinária alemã, vá ao Bar Heinz, um boteco com mais de 50 anos e que já se tornou patrimônio da cidade. O cardápio oferece muitos pratos alemães, tudo feito com produtos de primeira qualidade, além do chopp que é servido sempre na temperatura considerada ideal.
O restaurante e choperia Último Gole, também é bem tradicional na cidade. Fundado por um português, é famoso por suas receitas de bacalhau como os tradicionais bolinhos de bacalhau, além das receitas clássicas como postas fritas em azeite e servidas com batatas e azeitonas. O ambiente é sem luxo, mas o que vale é o sabor da comida. Fica no Gonzaga.
O restaurante Mar del Plata é famoso por servir o prato mais tradicional de Santos, a meca santista. O tradicional restaurante é especializado em todos os frutos do mar e fica na Ponta da Praia, com vista para o Porto de Santos.