Rio Branco não é uma destino que faz parte do roteiro de viagem de muitos brasileiros, o que é uma pena, pois a cidade é uma das portas de entrada para conhecer a Floresta Amazônia, e para quem aprecia uma boa gastronomia, Rio Branco está localizada em uma região muito influenciada pelas culturas indígena, nordestina e boliviana, o que resultou em uma grande diversidade de temperos, aromas e sabores. Rio Branco é um grande caldeirão de culturas, assim como todo o estado do Acre. Uma região rica em ingredientes que só são encontrados no Norte do país, que usa temperos do Nordeste em receitas de diversas partes do Brasil e do mundo, e que pode agradar aos mais exigentes paladares.
Um dos pontos para comer e beber que se tornou point da cidade é o Novo Mercado Velho. Velho porque é um mercado antigo e tradicional em Rio Branco e novo porque ele foi revitalizado recentemente. O local é indicado para tomar um drinque ou uma cerveja bem gelada e comer alguns petiscos típicos do Acre com por exemplo o quibe de arroz. Além de funcionar como ponto de encontro de moradores e turistas, o mercado também tem lojas de artesanatos e lojas de produtos e remédios naturais. O mercado foi a primeira construção de alvenaria da cidade e abre diariamente.
Outro mercado bem conhecido, nesse caso mais pelos moradores, é o Mercado do Bosque que fica aberto até durante a madrugada, funciona 24 horas, todos os dias da semana. Lá você encontra pratos fartos e exclusivos do Acre como é o caso da baixaria, um prato com nome que chama a atenção e que existem muitas histórias sobre a origem do nome, mas histórias a parte, baixaria é um prato bem pesado e que sustenta até muitas horas após a refeição. A baixaria é feita com farinha de milho podendo ser fubá ou cuscuz, carne moída, cheiro-verde e ovo frito. A receita é simples, mas é só no Acre que o prato é encontrado. Além da baixaria, você também encontra petiscos mais leves como é o caso do quibe com mandioca, quibe de arroz, charuto de repolho e muitos outros.
E falando em quibes, os quibes de arroz e mandioca são típicos do Acre, embora o quibe seja muito popular nos países árabes, no Acre a receita é um pouco diferente, é preparada com arroz ou mandioca. O Pirarucu à casaca é um prato mais comum no estado do Amazonas, mas você encontra facilmente em Rio Branco para provar. Um prato montado em camadas e que leva farinha de mandioca, mais conhecida como farinha d’água na região. O Tucunaré é um peixe encontrado em alguns rios da bacia amazônica. No seu preparo vai legumes, temperos como limão e pimenta, e depois é colocado para assar. E para deixar o sabor do prato ainda melhor, o peixe é colocado para marinar no vinho e no alho.
Para beber, experimente uma bebida chamada de copo sujo que é uma mistura de cerveja, suco de limão e gelo, com uma camada de sal na borda do copo, assim como a tequila é servida. Se você não gosta de bebida alcoólica, prove o refrigerante Baré que parece uma tubaína de guaraná. E para se refrescar um pouco do calor forte que faz em Rio Branco, o açaí pode ser uma boa pedida, seja para comer com açúcar ou com farinha.