Com clima constante durante o ano todo, a cidade serrana do estado do Rio de Janeiro é uma opção para quem quer fugir da capital durante finais de semana e feriados. Com termômetros que apontam temperaturas mais amenas (se comparadas às apresentadas pela Cidade Maravilhosa), o município sempre se apresenta como boa opção para quem busca um refúgio entre casarões históricos e atmosfera cultural. Para se ter uma ideia, julho é o mês mais “gelado” do ano com mínima média na casa dos 17•C e máxima de 27•C. Já janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, com temperaturas que variam entre 24•C e 33•C.
Porém, a melhor época para visitar o local acaba sendo mesmo o inverno. Isso porque o charme de Petrópolis fica ainda maior, transformando o destino em um dos preferidos dos cariocas na temporada mais fria do ano. É nesse período também que acontece o Festival de Inverno, em julho, com programação variada de música, dança, teatro e cinema. Um pouco antes, em junho, acontece a Bauernfest, a festa do colono alemão, que é um verdadeiro paraíso para os amantes da cerveja. Além da famosa bebida fermentada, o evento conta com danças folclóricas, desfiles e gastronomia típica para completar o pacote de atrações.
Outro ponto relevante é que as chuvas não chegam a incomodar em Petrópolis, apesar de às vezes virem fortes e causarem enxurradas e enchentes. No inverno, inclusive, elas são praticamente inexistentes, com índices pluviométricos mensais que variam entre 2mm e 4mm. Já o período que mais conta com tempestades é dezembro, que apresenta taxa de 20mm, mas mesmo assim o fenômeno climático não chega a ser um ponto de atenção.