A cidade serrana fluminense está se tornando referência quando o assunto é culinária. Além de Itaipava e Valparaíso serem dois polos gastronômicos recheados de restaurantes, cafés e lanchonetes que servem algumas das mais deliciosas comidas locais, alguns festivais periódicos também elevam a outro nível o interesse dos turistas quanto às comidas servidas em Petrópolis. E é claro que nada mais combina com o bom clima da serra do que pratos gostosos para fechar um dia cheio de cultura, história e contato com o verde das montanhas!
Nesse quesito o Petrópolis Gourmet ganha atenção especial. Criado em 2015, o festival foi pensado e colocado em prática pelos chefs de mais de 20 restaurantes da região serrana. Realizado no mês de novembro, o evento garante menus especiais a preços fixos criados pelos líderes de cozinha desses estabelecimentos. Nos cardápios desses locais muitos frutos do mar, legumes, verduras, peixes, massas, além da mistura única de temperos e aromas de algumas das especialidades mais famosas do mundo. O Petrópolis Gourmet garante também degustações, oficinas de gastronomia, exposições de arte, venda de artesanato e comercialização de produtos regionais que podem ser incorporados nas cozinhas dos viajantes e moradores locais.
Já o Petrópolis a Deguste é um evento que acontece mensalmente, sempre movimentando a cena gastronômica da região. Realizado no segundo final de semana do mês, o festival é gratuito e acontece na Praça da Águia. Por lá, muitas cervejas artesanais, barraquinhas de food truck, música ao vivo, venda de artesanato e de produtos gourmet. O legal do Petrópolis a Deguste é que por lá tem de tudo um pouco: desde iguarias alemãs, que são muito comuns na Cidade Imperial, até frituras básicas comuns em todo food truck que se preze.
A Bauernfest, também conhecida como Festa do Colono Alemão, também é uma oportunidade interessante para comer pratos típicos. Nesse caso, as estrelas dos cardápios são as salsichas e chucrutes, alguns dos ingredientes mais tradicionais e utilizados nas iguarias do país europeu. Realizado em julho, com entrada gratuita, o evento também atrai a atenção daqueles que buscam por cervejas artesanais e uma mistura entre danças e apresentações folclóricas.
Reserve atenção especial também para desbravar Valparaíso. O bairro, que é sinônimo da boa culinária da cidade, conta com restaurantes de todas as especialidades: brasileira, italiana, japonesa, mexicana, além de hamburguerias, confeitarias, cafeterias e um vasto leque de estabelecimentos capazes de agradar até mesmo o viajante mais exigente. Já o Vale dos Gourmets também merece sua visita. Formado pelos bairros de Araras, Videiras e Corrêas, que ficam no distrito de Itaipava, esse local é reconhecido pela sua alta gastronomia. Situado a 15km do centro, o Vale dos Gourmets possui restaurantes pequenos que só atendem mediante reservas nos horários previstos.
Alguns restaurantes também merecem aparecer no seu roteiro. Se você estiver em busca de comida italiana, vá ao casarão situado no centro da cidade onde está instalado o Luigi. O forte da casa são as massas artesanais, carnes e pizzas, sempre apresentadas em pratos bem servidos. Além disso, há uma gelateria anexada ao restaurante, com fabricação própria de sorvetes.
Já o Locanda Della Mimosa, localizado entre o distrito de Petrópolis e Itaipava, preza não apenas pelo cardápio como também pelo ambiente. Com vista para o verde das montanhas, o restaurante foi o único estabelecimento latino-americano a um dia ter participado do guia “Les Grandes Tables du Monde”.
Agora se você quer mesmo cair de cabeça no mundo das cervejas, a boa pedida é o Restaurante Cervejaria Bohemia. Situado no centro de Petrópolis, o local foi totalmente reformulado para se tornar o maior centro de experiência cervejeira do Brasil. Além de garantir um tour com degustação aos turistas, o estabelecimento conta com restaurante que traz cardápio que harmoniza pratos com cervejas e chopes exclusivos.