Com temperaturas altas o ano inteiro, a capital do Tocantins não apresenta tantas variações climáticas que possam deixar o viajante em dúvida. Durante o ano todo, as temperaturas são constantes e muito quentes. Em média, as máximas ficam entre 32•C e 37•C. Já com isso em mente, saia de casa com uma certeza: se é calor que você quer encontrar, é calor que você encontrará em Palmas. Historicamente, os meses mais quentes do ano não são os compreendidos no verão, mas sim os de primavera. Setembro é o mais abafado de todos, com termômetros que chegam frequentemente aos 40•C, enquanto as mínimas giram em torno dos 25•C.
Já em relação às chuvas, espere por períodos com tempestades torrenciais e outros praticamente desérticos. De novembro a abril as precipitações acontecem com bastante frequência, oscilando entre 145mm e 200mm ao mês. Por essa razão, essa época não é tão indicada para o turismo, pois por mais que as chuvas venham para refrescar, elas também têm chances grandes de acabar com os planos dos turistas.
Já de junho ao início de setembro, os índices pluviométricos são bem baixos, quase inexistentes. Esses aparecem, portanto, como bons períodos para visitar a região. Alie a isso o fato de as temperaturas mínimas estarem mais controladas, na casa dos 21•C, fazendo das noites em Palmas um pouco mais frescas. Assim, os meses do inverno devem ser cogitados desde que o viajante consiga tirar férias no período. Maio e outubro são períodos intermediários e também podem ser boas alternativas ao turista.