Devido à proximidade da capital do Tocantins com áreas típicas do Nordeste e da Amazônia, a culinária da cidade mostra por meio dos seus ingredientes, receitas, temperos e preparos a grande influência exercida por essas duas fortes culturas. Alguns dos alimentos mais frequentes nos pratos da região são a mandioca, o feijão verde, a carne de sol, o milho e, claro, peixes e carnes. Como é uma cidade nova, Palmas foi feita pela chegada de pessoas de todas as partes do Brasil, indivíduos que trouxeram consigo suas culturas e costumes. Portanto, na urbe é possível ver de tudo um pouco, sendo o município uma verdadeira colcha de retalhos que assimila o que há de mais característico em outras regiões do país.
Mas se tem uma comida que tem a cara do Tocantins é o Chambari. Consistindo no preparo do característico músculo bovino junto ao seu osso furado, o prato exala uma mistura gostosa de condimentos que são inseridos durante o seu cozimento. Conhecida em outras regiões do Brasil como Ossobuco, essa iguaria é consumida em Palmas durante todas as refeições, ou seja, no café da manhã, no almoço e, também, no jantar. O chambari é servido ainda junto ao arroz branco e cheiro verde, mas há quem prefira na farinha de mandioca e com muita pimenta.
Já os Espetinhos de Rua também são uma febre na cidade. Inclusive, é muito difícil dissociar Palmas dessa comida rápida e deliciosa. Por lá, basicamente toda esquina tem uma barraquinha a postos para aplacar aqueles que procuram pela iguaria (especialmente entre o final da tarde e o começo da noite). Como tradição, sempre há um recipiente com molho para embebedar o espetinho e, então, funcionar como “cola” para a farinha, que está disposta ao lado. Um dos lugares mais tradicionais para comer o tira-gosto é na tenda Espetos Pôr do Sol, localizada próxima à Praça dos Girassóis. O estabelecimento disponibiliza música e boa variedade de espetinhos de carne, queijo, além de petiscos diversos.
Outra receita nordestina que é muito popular na cidade é a Paçoca de Carne de Sol, um dos acompanhamentos mais apreciados pelos moradores locais (que também gostam muito de carne bovina, a estrela principal que a paçoca geralmente acompanha). Assemelhando-se a uma farofa, o prato leva carne de sol, cebola cortada, dentes de alhos amassados, tomate, pimenta malagueta, coentro, cheiro-verde, farinha de mandioca e manteiga de garrafa. Essa mistura saborosa faz do acompanhamento quase um protagonista das mesas de Palmas!
O pequi, um fruto do cerrado muito comum no Centro-Oeste brasileiro, também está presente em diversas receitas consumidas no Tocantins. Um dos preparos mais tradicionais é o Arroz com Pequi, que consiste no uso do ingrediente inteiro ou aos pedaços junto a arroz branco e frango desfiado.
Quem também tem espaço garantido na culinária do estado é o Amor Perfeito. Para quem não sabe, esse é um clássico biscoito feito com polvilho de mandioca. Criada a mais de cem anos, a receita conservou a tradição e se manteve a mesma até os dias de hoje – com processo artesanal, formato moldado à mão e biscoitinhos sendo assados em fornos de barro.
Com raízes indígenas, as Tapiocas também fazem parte da gastronomia de Palmas. Apesar de já ter virado mania nacional, a comida é também muito apreciada na capital de Tocantins. Por lá, os mais diversos sabores doces e salgados são oferecidos para uma clientela apaixonada pela iguaria.
Algumas outras comidas bastante apreciadas pelos moradores locais é a Pamonha, o Cuscuz, o Feijão Tropeiro, o Peixe na Folha de Bananeira e o Peixe no Leite de Coco Babaçu (que leva caris, cheiro-verde, cebola, pimenta de cheiro e leite de coco babaçu).