O próprio nome já diz tudo, mas a ilha chega a ser bem mais do que bela. Maior ilha marítima do Brasil, localizada no litoral norte de São Paulo, com 83% do território preservado por um parque estadual e 42 praias, Ilhabela atrai cada vez mais visitantes em busca de praias paradisíacas e um pouco de aventura.
A Capital Nacional da Vela como é conhecida, mostra que além dos ventos constantes, possui também restaurantes refinados, natureza de cair o queixo e eventos de alto nível ao longo do ano como a Semana Internacional da Vela.
Abaixo algumas sugestões de passeios para deixar a viagem à Ilhabela ainda mais completa:
Conhecer a Praia de Castelhanos que é a cereja do bolo, com quase 2 km de extensão, águas claras e ondas boas para surfar. De acesso difícil feito por barco ou então 22 km de estrada de terra, apenas para veículos com motor tração 4x4. Muitas agências oferecem passeio de jipe até a Baía de Castelhanos, é uma combinação de praia perfeita com aventura e sossego.
Conhecer a Praia do Bonete que é a cereja do bolo número 2, também de acesso difícil, somente por barco ou então para quem tiver disposição, há uma trilha para percorrer de aproximadamente 15 km. Muito procurada por surfistas ou aventureiros, a praia ainda conserva uma antiga vila de pescadores caiçaras.
Tomar banhos de cachoeiras, e há muitas para escolher entre as 360 existentes na Ilha, ou seja, daria quase para ir em uma a cada dia do ano sem repetir. A cachoeira dos Três Tombos é uma das mais famosas e fica na Praia da Feiticeira. Outras cachoeiras bastante frequentadas são: Cachoeira da Toca, com acesso pela estrada de Castelhanos, tem uma queda d’água de 3 metros de altura; Cachoeira da Lage que exige quase uma hora de caminhada para chegar, o acesso é feito pela trilha da Praia do Bonete e Cachoeira do Gato, com 50 metros de queda e acesso através de uma boa caminhada na estrada que leva até a Praia de Castelhanos.
Conhecer a Praia da Feiticeira, praia de tombo, tranquila, frequentada por famílias e com 2 cachoeiras que deságuam entre a praia e a costeira. É uma das mais famosas praias da Ilhabela.
Conhecer a Praia de Indaiaúba, com acesso por barco ou trilha a partir da Praia do Bonete ou Enchovas, fica no extremo sul da ilha. Com mar azul e poucas ondas, é procurada para prática de pesca de linha.
Mergulhar na Ilha das Cabras que em frente a Ilha das Pedras Miúdas, dentro de um Parque Municipal criado desde 1992. Ali há naufrágios que se transformaram em residência para diversas espécies de peixes entre outros habitantes da vida marinha.
Passear de escuna e lancha. Há várias agências que oferecem esses passeios, em diversos tipos de navegação: barco, lancha, escuna e por aí vai, tudo depende do gosto e bolso do cliente, mas independente do passeio escolhido é certeza de belas paisagens. Durante o passeio é comum escutar os guias dizendo onde são as casas de gente famosa na ilha, mas o visual da natureza é muito mais interessante que as casas.
Após muita praia, natureza e cachoeiras, para fechar o dia com chave de ouro, passear na Vila, como é conhecida pelos frequentadores da ilha (que é o centrinho histórico de Ilhabela). Há lojas, bares e restaurantes, tudo de muito bom gosto. É ali também que fica a Igreja Matriz e outras construções mais antigas. Na temporada a vila fica lotada de gente principalmente no período da noite, a dica é tentar chegar mais cedo para o jantar.
Curtir a badalação da Praia do Curral onde está localizado o hotel DPNY Beach Club. No verão, a animação é certa e a música não para. Com mar calmo e diversos bares e restaurantes, é uma das mais concorridas da ilha.
Na Ilhabela são 130 quilômetros de costa, recheados de atividades que em uma semana é pouco tempo para conhecer bem tudo o que a ilha tem para oferecer. Programe-se para ir fora de temporada e curtir a verdadeira Ilhabela, sem tanta ostentação. Já quem gosta de ver e ser visto, feriados e verão é a época certa. Mas seja qual for a data da viagem não esqueça de levar repelente, pois os borrachudos não têm data preferida, eles estão por lá o ano inteiro.