Como não poderia deixar de ser, a culinária da cidadezinha paulistana com ares europeus tem grande influência da Holanda, especialmente pelo grande número de descendentes que abriga. Além do mais, a gastronomia local incorporou as flores na sua alimentação, propiciando pratos exóticos e cheios de perfume para os viajantes que decidem almoçar ou jantar por lá. Isso sem falar, é claro, sobre o uso de ingredientes tipicamente brasileiros que dão um toque especial nas releituras dos principais clássicos holandeses servidos no município.
Portanto, antes de sair de casa, já vá preparado para fazer uma verdadeira imersão gastronômica na cidade (afinal, mergulhar na culinária de Holambra será com certeza um dos pontos altos do seu passeio). Isso porque as docerias, cafés e restaurantes da região garantem um atrativo todo especial ao viajante!
Para começar a sua comilança, peça de entrada uma porção de Bitterballen, os famosos croquetes holandeses. Recheados com frango e curry, esses bolinhos surpreendem devido a sua consistência crocante aliada aos sabores originados pelo mix de temperos e especiarias. Para acompanhar os croquetes, o turista ainda recebe uma pequena porção de molho de mostarda.
Um dos pratos mais recorrentes dos restaurantes locais é a Pannekoek, que se assemelha a uma panqueca bastante típica na Holanda. A iguaria é bem pesada, portanto muitas vezes vale a pena dividi-la com alguém. A maioria dos recheios leva queijo gouda (o famoso queijo holandês), mas há ainda uma diversidade muito grande de ingredientes, como alho poró e batata rosti. O campeão de vendas leva recheio de bacon, cogumelos frescos holandeses, queijo gouda e queijo prato. Um dos lugares mais tradicionais da cidade para provar a iguaria é o restaurante Pannekoek Huis.
Outro prato muito popular em Holambra é o Opa (que em tradução literal do holandês significa “vovô). A comida lembra muito o preparo caseiro e familiar, sendo uma opção simples, mas nem por isso sem sabor. O Opa consiste em ser o filé mignon acompanhado por três tipos de purê (batata, cenoura e gorgonzola), além de molho de maçã verde e cebola em conserva. Geralmente uma porção de Opa serve duas pessoas, portanto não cometa o erro de pedir um prato somente para você. O melhor lugar para degustar essa iguaria é na Casa Bela, um dos restaurantes mais requisitados da região. Ainda no local é possível experimentar o Joelho de Porco e a Salsicha de Vitela, que também são boas pedidas da gastronomia local.
Agora quando o assunto é sobremesa, não deixe de experimentar os Poffertjes, que são pequenas panquecas com aproximadamente 3 dedos de diâmetro. Criado na Franca, o doce ultrapassou as fronteiras do país e começou a ser amplamente consumido na Holanda do século 18. Um dos sabores mais vendidos da iguaria é o de morango com chantilly.
Outro doce que tem a cara da Holanda é o Stroopwafel, um biscoito formado por dois discos de massa recheada com caramelo. A forma mais tradicional de comê-lo é colocar o biscoito sobre algo quente, como uma caneca de chocolate ou chá. O vapor faz o stroopwafel amolecer um pouco, permitindo uma consistência diferente na hora de degustá-lo.
Outro doce bem famoso de Holambra é a Vlaai, uma torta holandesa feita com massa leve e grande diversidade de recheios. Um dos mais famosos é o de geleia de damasco com camada de baunilha. E, para finalizar, não deixe de experimentar os sorvetes e sobremesas que levam pétalas de flores em sua composição. O Rozen Gebak, por exemplo, é feito à base de pão de ló e conta com mini carolina recheada com ganache de chocolate branco e bavoroise ao aroma de rosas.