Conhecer as Cataratas do Iguaçu é um dos grandes motivos que fazem milhares de turistas visitarem a cidade todos os anos, e já que essa é uma das principais atrações de Foz do Iguaçu, é bem importante verificar se a data escolhida da viagem é a época ideal para encontrar as cataratas de acordo com o interesse e as expectativas do visitante, ou seja, com mais água ou menos água.
Normalmente as pessoas preferem ver as cataratas com maior volume de água, quando as quedas ficam cheias e mostram sua força, isso ocorre normalmente no verão e na primavera, época das chuvas. Já no inverno e outono, é o período em que chove menos e consequentemente as cataratas ficam com menos água jorrando, porém, as quedas são mais definidas e sem tanta espuma. Mesmo que o verão e a primavera sejam a época em que chove mais, em Foz do Iguaçu pode chover a qualquer momento, aliás como em muitos lugares do Brasil e do mundo.
Na dúvida, a melhor solução é ir nas duas épocas, verão e inverno, e assim ver as cataratas das duas formas, jorrando muita água e mais seca, com as quedas mais definidas.
Em relação aos preços, períodos de férias como julho, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses de alta temporada, além dos feriados prolongados. Nessas datas é bem fácil encher a cidade e quem deixar para reservar hospedagem de última hora terá bastante dificuldade em encontrar algo disponível.