Não é mistério algum que o grande trunfo da cidade goiana sejam as suas águas termais. Considerada a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas oferece águas quentinhas para os turistas se esbaldarem durante toda a sua hospedagem por lá. A maioria dos hotéis, inclusive, conta com piscinas abastecidas pelas fontes termais naturais ou, então, oferecem entradas para os principais parques aquáticos da região.
Os dois complexos mais conhecidos e visitados ficam na cidade de Rio Quente, município vizinho de Caldas Novas, onde está situado o Rio Quente Resorts. São 18 nascentes que abastecem as diversas piscinas, corredeiras e tobogãs do local, transformando o lugar em ponto de parada para todo viajante. É lá também que estão o Parque das Fontes, com seus bares molhados e piscinas para relaxar, e o Hot Park, conhecido por suas atrações mais radicais. Para quem se hospeda no Rio Quente Resorts, a entrada nos dois empreendimentos é gratuita. Mas se você quiser economizar e ficar em um hotel mais barato, basta comprar seus ingressos separadamente para aproveitar ambos os parques!
Tente visitar alguns dos complexos aquáticos da cidade também. Lá estão alguns bem grandes, como o Di Roma Acqua Park e o Lagoa Termas Parque. Essas são opções interessantes para quem quer variar um pouco a diversão durante a sua estadia no município. O Parque Aquático da Lagoa de Pirapitinga também vale muito a sua visita. Por lá, as temperaturas das águas ultrapassam inacreditáveis 50•C, atraindo a atenção dos mais diversos turistas. O ponto alto do local é o Poço do Ovo, que apresenta águas com temperatura de 57•C e tem esse nome pitoresco devido ao fato de pessoas efetivamente cozinharem ovos por lá.
O Lago do Corumbá também é um cenário bonito para as suas fotos. É ele que abastece a Usina Hidrelétrica Corumbá I, com seus 65 km2 de extensão. O ponto turístico é muito procurado também por aqueles que são fãs dos esportes náuticos, uma vez que a localidade favorece à prática do jet-ski, do caiaque e da pesca esportiva, além de ser famosa por disponibilizar passeios de barco e de lancha. Nessa região o viajante poderá encontrar também o Náutico Praia Clube, com seus bares, passeios de escunas e piscinas aquecidas.
Agora se você quiser ir na contramão das águas quentes e dar uma refrescada, a dica é ir ao Parque Estadual Serra das Caldas. Situado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, o local recebe turistas desde 1999 e oferece trilhas e cachoeiras geladinhas dentre tantas alternativas de tours em águas mornas. No local ainda é possível observar a fauna e flora local, permitindo um contato mais direto com a natureza.
Reserve um tempo também para passear pelo centro da cidade, mais especificamente pelo Casarão dos Gonzaga (a primeira residência da cidade) e a Praça Mestre Orlando, que conta com uma boa variedade de restaurantes e bares e, por essa razão, é um dos principais pontos da vida noturna na região.
Já para aqueles que gostam de comer e beber, a dica é ir às cachaçarias locais (que oferecem degustações das suas bebidas), além de comprar doces artesanais e licores. As lojas da Dona Maria e da Dona Ana são algumas das mais tradicionais de Caldas Novas e, por lá, o turista poderá encontrar uma diversidade incrível de compotas, doces de leite, cajuzinhos, etc.
Para terminar o seu tour com chave de ouro, não deixe de passar pelo Monumento das Águas, um dos marcos mais fotografados da cidade goiana. O ponto turístico fica próximo ao centro de Caldas Novas e ao Di Roma Acqua Park, sendo, portanto, de fácil acesso.