Com clima tropical, a cidade paulista é indicada para todas as épocas do ano. Isso porque os invernos não são tão rigorosos assim enquanto os verões – apesar de chuvosos – apresentarem mais pontos positivos do que negativos. Os demais meses do ano são considerados de transição e apresentam características intermediárias entre as duas estações climáticas mais marcantes do ano.
Considerado alta temporada, o verão traz temperaturas na casa dos 30•C e pancadas de chuvas fortes. A média pluviométrica chega a 200mm mensais, mas apesar disso eventualmente atrapalhar o turista há também o lado positivo. Isso porque as chuvas fazem os rios e cachoeiras ficarem mais cheios, algo desejável para uma cidade marcada pelos esportes radicais. É nesse período do ano também que os preços ficam mais salgados e a procura aumenta, portanto reserve tudo com bastante antecedência.
Enquanto isso, no inverno acontece a época das secas, com pouquíssima incidência de chuvas. Apesar desse fator ser positivo, o viajante deve se lembrar que nessa época as temperaturas caem consideravelmente. Portanto, pode não ser agradável entrar em rios e cachoeiras com uma temperatura ambiente inferior a 20•C.
Uma boa pedida é o mês de outubro, que já apresenta temperaturas de verão, mas a taxa de chuvas está controlada a apenas 100mm ao mês. Isso faz com que o turista se sinta confortável para entrar nas águas frias dos rios e cachoeiras, mas também pague preços mais acessíveis e não tenha seus planos prejudicados pelas tempestades de verão.