A típica cidade interiorana do estado de São Paulo traz consigo sabores e preparos especiais. Muitas das hospedagens por lá acontecem em hotéis-fazenda, que contam também com uma culinária magnífica à disposição dos seus hóspedes e também turistas de forma geral. Para os amantes da tradicional Comida Caipira, essa é uma ótima oportunidade para fazer uma regressão ao passado, onde as iguarias eram preparadas em fogões à lenha e levavam ingredientes cultivados dentro das dependências da própria fazenda.
Se essa é a sua escolha, alguns lugares se destacam. O Hotel Fazenda Areia que Canta, além de oferecer uma das melhores atrações turísticas da cidade (a Nascente Areia que Canta), conta com um restaurante que faz a típica comida caipira. É uma ótima opção para quem quer unir diversão e, também, boa gastronomia.
O Restaurante Cassorova, localizado dentro da Fazenda Cassorova, também é uma boa pedida para quem está em busca de comida cadeira. Destaque para o bolinho de cenoura, frango, cuscuz e torresmo que são presenças garantidas no menu diário do self-service.
O Recanto Alvorada Eco Resort também é uma das primeiras opções para quem quer uma hospedagem bem característica. Além disso, o local conta com o famoso Restaurante Século do Café que ajuda a corroborar toda a atmosfera de fazenda e interior.
Agora para quem ainda quer uma visão de tirar o fôlego, a boa pedida é ir para o Recanto das Cachoeiras. É lá que está o Restaurante Mirante da Cuesta, que tem supervisão do chef André Braga, do SENAC de Águas de São Pedro. Se essa for a sua escolha, prepare-se para comer uma típica comida caipira e tropeira – ao estilo self-service – e com uma vista deslumbrante.
Agora se a sua ideia é algo mais internacional, os restaurantes do centro aparecem como boas opções. Há locais especializados nas gastronomias italiana, japonesa, contemporânea, entre outras. Vale lembrar que esses estabelecimentos não estão restritos ao centro da cidade, como também podem ser encontrados na área rural de Brotas. Alguns lugares que valem a sua visita são o Restaurante Assisi Tratoria e o Restaurante Malagueta (especializados na culinária italiana), o Brotas Bar e o Brotas Zen Restaurante (focados na gastronomia contemporânea), o Nikkey Sushi (com especialidade na comida japonesa), assim como o Restaurante Bistrô Casa de La Sierra e o Restaurante e Bar do Poção (ambos com especialidade na costelaria suína).
Agora se a sua ideia é apenas beliscar algo, Brotas também conta com opções interessantes. Algumas delas são o Restaurante e Bar Paulistano e o Restaurante e Lanchonete Cachoeiras. Mas se o foco da sua refeição é mesmo o valor, a cidade paulista também disponibiliza estabelecimentos mais econômicos. Alguns deles são o Restaurante Garapeira, o Restaurante Mariana, o Restaurante Mira Rio, o Restaurante Nossa Senhora Aparecida e o Restaurante e Lanchonete Mix.
Independentemente de quais sejam os estabelecimentos eleitos para as suas refeições, não vá embora da cidade sem tomar a cerveja local – a Brotas Beer – e sem experimentar os diversos doces preparados com abóbora, laranja e amora. Fique de olho também nas pousadas, pois assim como os hotéis-fazenda, muitas delas oferecem restaurantes que valem a pena serem aproveitados durante a sua estadia na região.
E depois disso tudo, se o seu medo é voltar para casa com alguns quilinhos a mais – afinal, apesar de deliciosa, a culinária caipira às vezes pode ser bem pesada – não se preocupe. Os passeios de aventura realizados durante os períodos das manhãs e tardes na cidade se encarregam de queimar tudo o que o viajante consumir durante os jantares! E mesmo que ainda sobre alguma reserva, o Quanto Custa Viajar garante que vale a pena!