Com clima tropical de altitude, a capital do Brasil é quente durante o ano inteiro, não existindo um melhor período do ano quando o assunto é temperatura. Na maior parte dos dias, os termômetros marcam mínimas na casa dos 18•C e máximas de 28•C, sempre causando a sensação de calor aos moradores e viajantes. É claro que no inverno esfria um pouco mais, mas nada que uma blusinha mais protegida não resolva!
Portanto, na hora de decidir a sua viagem, foque nas chuvas. Brasília tem duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa. Entre novembro e março, as tempestades são frequentes e atingem índices pluviométricos entre 76,8mm e 135,1mm mensais. Nesses meses, portanto, não é incomum ver diversas partes da cidade alagadas, fato que dificulta bastante a vida do turista. Tente evitar o período, especialmente novembro e dezembro, que são os mais úmidos do ano.
Já a época das secas acontece entre maio e setembro. Nessa ocasião, as chuvas são praticamente inexistentes, contribuindo bastante com o viajante que pode fazer seus passeios sem grandes preocupações. Em setembro, após mais de quatro meses de baixíssima umidade, acontece o pico da estiagem. Geralmente esse mês não é indicado para visitar Brasília, pois quem não está acostumado com o clima local acaba sofrendo bastante. O ar quente e árido – junto com a poeira vermelha – causa peles secas, olhos irritados e dificuldade para respirar.
Os meses de abril e outubro são intermediários, apresentando cerca de 40mm de chuva ao mês. Por essa razão, eles também aparecem como boas opções!