Brasília é conhecida como uma cidade projetada para o uso de carros. Com largas faixas, um trânsito até tranquilo quando comparada com outras capitais do país e um sistema de transporte público que deixa a desejar fazem com que o viajante opte por alugar um carro durante sua estadia em Brasília.
O transporte público é insuficiente porque a frequência com que eles passam é pouca, os ônibus não circulam por toda cidade e a qualidade dos veículos também não costuma ser das melhores. O metrô de Brasília até funciona muito bem, porém seria melhor se o trajeto percorrido fosse maior.
Já um carro também pode ser bem útil para quem deseja conhecer outras cidades próximas de Brasília como por exemplo Formosa (80 km), Cavalcante (90 km) e Pirenópolis (140 km) que são apenas algumas sugestões de roteiros.
Os táxis não possuem preços muito convidativos, então pegar táxi a todo momento pode sair bem caro. Também é comum pegar táxi apenas nos pontos onde os motoristas ficam parados.
Muitos moradores consideram o trânsito de Brasília, hoje em dia, engarrafado e complicado, mas quando comparado com o trânsito de outras grandes cidades é até tranquilo. O trânsito fica mais complicado mesmo em horários de pico e na região central. Pedestres são muito respeitados na cidade, então, apesar de pra muitos ser algo óbvio, não esqueça de parar na faixa de pedestre sempre que necessário!
E pra quem for alugar um carro, não esqueça de adquirir um seguro, e de preferência, um seguro com cobertura completa, assim você fica protegido contra qualquer possível dano causado ao veículo, desde uma simples quebra de vidro até algo mais grave.
Os documentos necessários para alugar um carro em Brasília são a habilitação brasileira emitida há mais de 2 anos e dentro do prazo de validade, um cartão de crédito, RG original e ter idade mínima de 21 anos, mas é sempre recomendado confirmar direto com a locadora escolhida quais são as exigências necessárias antes de fechar o aluguel do carro.