O tempo na segunda maior cidade da Austrália é bastante imprevisível. Famoso por ter as “4 estações em um dia”, Melbourne pode pegar os turistas desprevenidos ao longo do dia, portanto, esteja sempre preparado para o calor e para o frio. Vestir-se em camadas é um bom truque para lidar com o tempo local.
Como se trata de um lugar que está no hemisfério sul, as estações se distribuem da mesma forma que o Brasil. De dezembro a fevereiro é verão na Austrália, portanto, os dias são quentes, chegando a uma máxima de 26 graus. Porém, diferente do verão do Brasil, as noites são frescas, atingindo até 14 graus! Como você já deve ter ouvido falar ou visto na TV, às vezes, acontecem picos extremos de calor, levando as temperaturas aos 40 graus durante o verão.
É nessa época que a cidade fica mais movimentada, com bares cheios, praias lotadas, diversos festivais ao ar livre, e, consequentemente, os preços de hospedagens sobem. Não deixe de assistir a um jogo de cricket, um esporte bastante popular que costuma ter campeonatos no verão. O Australia Open, de tênis, também um grande campeonato que acontece nesse período.
Para curtir a cidade sem ter de se preocupar com o calor e com os preços das acomodações, considere viajar durante o outono ou a primavera, quando é baixa temporada e as temperaturas estão mais amenas. Na primavera, a cidade retoma o bom humor após o inverno e uma série de festivais populares e eventos acontecem em Melbourne! Não deixe de dar uma olhada na programação local antes de ir.
Já junho e julho são os meses mais frios. No inverno, as temperaturas não costumam ultrapassar os 14 graus e podem cair até os 7 graus. Porém, nem o frio faz a cidade parar. Nesse período ocorrem o Melbourne International Film Festival e a temporada do Australian Rules Football, um futebol bem inusitado. Se você gosta de neve, próximo à cidade há pistas para esquiar ou fazer snowboard.