Além de ser a segunda maior cidade da Austrália, Melbourne é uma das cidades mais vibrantes e jovens do país. Com diversas opções de entretenimento, é aquele lugar que tem a oferecer atividades para todas idades, tipos de pessoas e bolsos, por isso, merece uma visita. Porém, embora seja um lugar bastante amigável, hospedagens na cidade não costumam ser baratas, o que pode acabar interferindo no orçamento do viajante se uma boa pesquisa não for feita antes.
Os preços sobem ainda mais durante períodos festivos, como quando há grandes eventos na cidade. Em temporadas de eventos esportivos, como o Australian Football League, Australia Open, Melbourne Cup Carnival e a Formula 1 Grand Prix, a cidade lota de turistas e os preços aumentam bastante, portanto, esteja atento à programação local. Basta acessar o site do governo ou da cidade para encontrar essas informações.
Uma boa forma de economizar na sua estadia em Melbourne é se hospedar em hostels (albergues) ou em apartamentos de temporada. Ambos são bem fáceis de encontrar em Mebourne. Ficando em um desses lugares, você ainda tem a possibilidade de cozinhar no local e, assim, poupar mais dinheiro. Se você não gosta da ideia de dividir o quarto com outras pessoas, saiba que muitos hostels oferecem quartos privados.
Embora Melbourne seja uma área metropolitana muito grande, a maioria dos locais de interesse fica dentro do centro da cidade e são facilmente acessíveis por transporte público. O centro foi construído em um sistema de blocos bem organizados, semelhante a Manhattan, facilitando a locomoção pelas áreas mais centrais.
Durante o horário de pico, a caminhada pode até ser mais rápida do que pegar o tram (bonde). Aliás, a icônica rede de bondes de Melbourne é a maior do mundo e cobre uma grande parte da região central da cidade! Para não se perder, pegue um mapa gratuito disponível no Centro de Informações para turistas, na Federation Square e no Bourke Street Mall.
Fique por dentro dos melhores bairros para se hospedar em Melbourne!
- CBD
Para muitos, essa é a melhor região para se hospedar em Melbourne, por ser o centro da cidade e é onde tudo acontece. No entanto, como se trata também do centro financeiro, os preços podem não ser muito amigáveis para quem viaja de modo econômico. De fato, você pode fazer muita coisa a pé ou utilizar o tram 35, que é gratuito e passa por Flinders St, Docklands, La Trobe e Spring St. Se hospedando em CBD você fica próximo a símbolos da cidade, como Flinders Street Railway Station, Eureka Tower, Docklands, Queen Victoria Market, Federation Square, The Yarra, entre outros pontos turísticos imperdíveis.
- St Kilda
Um pouco mais afastada da agitação do centro, é uma ótima região para ficar se você quer estar perto da praia no verão e quer ter mais tranquilidade. O bairro é bastante relaxante e descontraído, repleto de bares, feirinhas, restaurantes, lojas, cafés e artistas de rua. Ali se encontra o Luna Park, um parque de diversões histórico, construído em 1912. Outros pontos de interesse são o St Kilda Pier, St Kilda Esplanade e o St Kilda Botanical Gardens. Nessa área você pode encontrar opções de hospedagens a preços acessíveis!
- Fitzroy
Essa é uma das áreas mais alternativas e charmosas de Melbourne. A poucos minutos de CBD, é onde se encontra a rua Brunswick Street, com diversas lojas de roupas vintage, sebos e outros comércios hipsters. Há muito para desfrutar no bairro, seja de dia ou de noite. De dia, o mercado de artistas populares da Rose Street é um ótimo passeio para fazer aos finais de semana. Lá, estão à venda roupas da moda, além de alimentos e outros artigos artesanais. Durante a noite, jovens se reúnem nos bares mais descolados para beber e jogar conversa fora. Se você gosta de agito, esse é o lugar certo!
- Carlton
A região universitária de Melbourne pode ser uma boa opção para encontrar hospedagens a preços acessíveis. Conhecida por ser um bairro de herança italiana, ali você encontra as atrações mais históricas da cidade, além de muitos cafés e sorveterias ao estilo italiano. Em dias de sol, você pode fazer um piquenique no Carlton Gardens e, em dias de chuva, você pode aprender algo novo no Museu de Melbourne, o maior do Hemisfério Sul. Também não deixe de conferir um espetáculo no teatro contemporâneo La Mama, internacionalmente reconhecido.