Rumo ao “fim do mundo”, na cidade mais austral da América do Sul, há quem decida pelo aluguel de carros no Ushuaia, na Patagônia Argentina. Será que essa é uma boa opção?
Em primeiro lugar, vale saber que o transporte público em Ushuaia não cobre o aeroporto e algumas das atrações. No entanto, há um serviço de ônibus regular para o Parque Nacional Tierra del Fuego.
Assim mesmo, a cidade é pequena e você poderá circular a pé na maior parte do tempo, embora existam muitas ladeiras na região central. Como a maioria dos passeios oferecidos por agências turísticas já inclui o transporte, é possível se virar muito bem sem carro em Ushuaia.
Se tiver dificuldades de locomoção ou for ficar afastado do centro, o aluguel de um veículo é recomendado durante a estadia. Contar com um automóvel também é uma boa alternativa para viajantes que pretendam fazer a visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego de forma independente. Porém, lembre-se de que circular de carro pela cidade durante o inverno não é recomendado, devido à possibilidade (ou probabilidade?) de neve na pista. Ao dirigir, fique sempre atento para o fato de que as ruas inclinadas costumam ser vias preferenciais.
No momento do aluguel, tenha consigo seu documento de identidade ou passaporte e a carteira de motorista brasileira. Será necessário dispor ainda de um cartão de crédito internacional emitido no nome do motorista principal. O cartão será usado para o bloqueio do caução, prática comum em locadoras de veículos em todo o mundo. Após a devolução do automóvel, o valor do caução é estornado, desde que cumpridas todas as condições do contrato.
Na Argentina, não é necessário apresentar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Se levar a sua, não se esqueça de que ela só tem validade quando mostrada em conjunto com a CNH, portanto é aconselhado portar os dois documentos.