A culinária da Patagônia, assim como acontece em toda a Argentina, conquista aos mais exigentes paladares. Ushuaia pode até ser uma cidade pequena, mas possui uma quantidade de restaurantes suficiente para agradar a todos que passam por ali. E como se não bastasse as famosas e suculentas carnes argentinas, em Ushuaia você ainda encontra saborosos e diversos frutos do mar, sendo que alguns são encontrados somente ali naquela região. E esse é um dos motivos que todos os anos chefs de diversas partes do mundo chegam em Ushuaia. Claro que a maioria fica somente uns dias ou meses na cidade para conhecer e saborear crustáceos e pescados raros, mas alguns chefs gostam tanto que nem voltam mais às suas cidades de origem. Com pescados de alta qualidade e receitas que garantem uma boa refeição, Ushuaia agrada tanto os chefs quanto os turistas.
A carne é sempre muito apreciada, pelos próprios argentinos e por gente do mundo inteiro, e em Ushuaia, como a cidade fica em uma região fria, a carne serve ainda para aquecer um pouco o corpo. O cordeiro patagônico é uma carne muito consumida na região. Pode ser servido com diversos molhos ou acompanhamentos, tudo vai depender do restaurante escolhido para fazer a refeição, mas para experimentar a receita mais original, prove o cordeiro da forma tradicional que é temperado com sal grosso e assado em espetos fincados no chão sobre a brasa da lenha, pincelado de vez em quando com uma mistura de manteiga, suco de limão e vinho, e assado lentamente até ficar no ponto.
A centolla é um crustáceo enorme, conhecido por muitos como king crab. E como o próprio nome já diz, é uma espécie de carangueijo gigante, cheio de farpas e encontrado nos oceanos próximos aos Polos Norte e Polo Sul. A centolla é um crustáceo muito apreciado e valorizado no mundo inteiro devido ao sabor e também à dificuldade em encontrá-lo, mas em Ushuaia não será difícil provar o crustáceo, então aproveite a viagem para experimentar essa raridade. O prato normalmente vem guarnecido com limão, algum molho, arroz e salada.
E a merluza negra é mais uma iguaria local. Conhecida como bacalhau de profundidade devido a ser encontrada a aproximadamente 70 metros abaixo do mar, a merluza é um pescado nobre e muito apreciado pela alta gastronomia. A merluza pode ser consumida em qualquer época do ano e sendo um prato tão típico e apreciado, vale a pena experimentar.
As empanadas são famosas em todo o país, ou melhor, em muitos países da América do Sul, e em Ushuaia você também irá encontrá-las servidas com os mais variados recheios, inclusive com cordeiro e outros produtos típicos da Patagônia.
Na hora da sobremesa, não esqueça dos tradicionais doces de leite que são incluídos em diversos doces, servidos em todos os restaurantes e encontrados em muitas lojas para comprar e trazer para casa. O alfajor é outro doce muito tradicional e tão bom quanto o doce de leite. Conhecido por muitos, é mais uma delícia para provar e se possível, trazer alguns de recordação. Como estamos falando da Argentina, não deixe de provar os famosos vinhos.
Durante o período de baixa temporada, é comum que muitos restaurantes fechem, mas com certeza você irá encontrar algum bom restaurante que não irá decepcionar, muito pelo contrário. De outro lado, na baixa temporada o atendimento é muito mais rápido e personalizado, sem aquela correria e a espera da alta temporada.