Fortaleza serve de base para conhecer diversas outras praias e pequenas cidades que ficam próximas da capital do Ceará. E é bem comum que em uma viagem a Fortaleza o viajante queira conhecer também esses outros destinos, então o aluguel de um carro facilita bastante. Agora se por acaso o objetivo da viagem seja aproveitar o hotel, não se preocupar com nada e conhecer a região através de passeios agendados com agências de viagens, um carro não é necessário. Em um resumo geral, alugar um carro ou não em Fortaleza, vai depender do objetivo de cada um.
Canoa Quebrada, Beberibe, Cumbuco, Lagoinha, Jericoacoara são apenas alguns destinos muito desejados por turistas que visitam a região, mas há um litoral bem extenso e repleto de lindas paisagens para serem descobertas.
Pra quem optar por alugar um carro, tente reservar com antecedência, assim há uma possibilidade maior de conseguir alugar um carro mais barato, principalmente se a viagem for em período de alta temporada, quando as opções de carros ficam mais enxutas. Outra dica é retirar o carro logo na chegada, no aeroporto, assim você economiza também o dinheiro que gastaria com um táxi para chegar até o hotel. Do aeroporto até a região onde ficam maioria dos hotéis leva em torno de meia hora para chegar.
Embora algumas pessoas realmente queiram somente descansar e aproveitar o hotel, Fortaleza é um destino mais indicado para quem gosta mesmo de desbravar a região devido à grande quantidade de praias, belezas e atrações turísticas para conhecer. O aluguel de um carro talvez não seja tão essencial dentro na região central de Fortaleza, mas para conhecer outros lugares próximos, aí sim, vale a pena alugar um carro, e muito.
Em relação à documentação para alugar um carro em Fortaleza, é necessário somente a habilitação brasileira válida e um cartão de crédito.