Viajar a Bali inclui além de conhecer todas as belezas da ilha e sua rica cultura, ter a oportunidade de degustar saborosos pratos. Hoje em dia há quase todo tipo de restaurante na ilha, dos mais refinados aos mais simples, desde os tradicionais que servem comida balinesa até restaurantes de comida japonesa, espanhola, italiana, e por aí vai. Mas provar a comida local faz parte de conhecer mais sobre a cultura de um lugar, então não deixem de experimentar os pratos tradicionais da comida balinesa.
Como não poderia deixar de ser, Bali, sendo uma ilha, usa em sua culinária muitos peixes e frutos do mar. Sendo uma país de clima tropical, as frutas estão presentes no dia a dia dos balineses, são servidas frequentemente no café da manhã e há muitas opções de sucos naturais. Com tanta plantação de arroz no interior da ilha, o grão, assim como aqui no Brasil, é consumido diariamente.
O Nasi Goreng é um prato muito popular, é encontrado praticamente em toda esquina, se equivale a um prato feito aqui no Brasil. Possui algumas variações dependendo de onde é feito, mas em geral consiste em arroz, vegetais e frango ou frutos do mar, costuma ser uma opção bem econômica, além de ser saudável. O Mie Goreng já consiste em um prato de noodles, ou melhor, miojo mesmo, vegetais e alguma proteína, também é muito popular. O prato bebek betutu é uma receita feita com pato recheado com folhas e temperos, tudo feito na folha de bananeira e o gado é um prato mais leve pois não leva carne, é uma mistura de alguns legumes cozidos no molho de amendoim e pode inclui também um pouco de tofu.
Para quem gosta além de comer, preparar alguns pratos, em Bali há diversas escolas de culinária, onde é possível fazer uma aula para conhecer mais sobre os ingredientes locais, preparar pratos típicos e no final você experimenta tudo o que preparou, vale a pena.
Na praia de Jimbaram, que fica bem próxima de Dempassar, há um mercado de peixes onde você escolhe qual peixe quer provar em um dos muitos restaurantes que ficam de frente para o mar. É difícil escolher porque há muita variedade, tudo fresco, mas depois de muito esforço para escolher o que comer, é hora de ir para a mesa e esperar pela farta e deliciosa refeição. Os restaurantes de Jimbaram ficam lotados para o jantar, recebem até ônibus de excursão, porém ficam quase vazios no almoço, então se possível, tente ir no horário do almoço. E quanto custa essa refeição? Muito pouco, talvez seja a melhor relação custo x benefício de toda a ilha.
Em Ubud há muitos restaurantes de comida vegetariana, comida mais natural, todos bem fofos e com pratos saborosos. O Cafe Lotus oferece todas as noites apresentações de danças típicas e possui um lindo jardim, bom para um jantar. O Casa Luna oferece aulas de culinária e funciona também como bar e restaurante.
Na praia de Seminyak os restaurantes são mais moderninhos, com uma galera bem descolada. O Ku De Ta é bem famoso, é um beach club de frente para o mar e funciona também como restaurante. Costuma encher de gente principalmente a partir do horário do pôr do sol até altas horas, mas não é dos mais baratos. E o restaurante de comida japonesa, Ryoshi, é uma boa opção para quem deseja comer muito sushi fresco em um ambiente bem agradável.