Viajar para Holanda - tudo o que você precisa saber

Viajar para a Holanda

Passagens aéreas para cidades da Holanda

Guia Holanda

Viajar para Holanda - tudo o que você precisa saber

Viajar para a Holanda

A Holanda, também conhecida como “Países Baixos”, é um destino repleto de cidades incríveis, pontos turísticos históricos importantíssimos, campos de flores de tulipas que chegam a perder de vista, moinhos e muito mais.

Famosa por sua beleza natural, tradições bem marcadas, uma cultura riquíssima e por ser terra natal de ninguém menos que Vincent Van Gogh, a Holanda também é conhecida mundialmente por seus queijos (especialmente gouda e edam), pelos tamancos de madeira e pelos canais onde é possível passear de bicicleta na margem. Ou seja, quem decidir visitar a Holanda terá garantia de paisagens incríveis, boa comida e muita coisa para fazer.

 

Principais destinos turísticos

Claro que um dos principais destinos turísticos da Holanda é sua capital, Amsterdam, cidade que merece sua atenção e seu tempo na hora de montar o roteiro de viagem.

Amsterdam é a cidade mais visitada pelos viajantes graças aos seus canais, por seus museus inigualáveis e de valor histórico inestimável, como o Rijksmuseum, Museu Van Gogh e a Casa de Anne Frank e também o polêmico bairro da luz vermelha.

Na sequência, a segunda cidade mais buscada pelos viajantes é Rotterdam, que também é a segunda maior cidade da Holanda, é um importante centro portuário. Os principais pontos turísticos incluem as Casas Cubo, a Ponte Erasmus, a Torre Euromast e o Markthal.

A charmosa cidade de Haarlem, pertinho de Amsterdam, também conhecida como Bloemenstad, que em português quer dizer cidade das flores, é responsável por grande parte da produção de tulipas do país. Lá é um ótimo lugar para ver aquele campo enorme de flores, que parece um grande tapete colorido.

Se o seu foco ainda for ver os campos floridos, você pode fazer o tour Bollenstreek Route, que passa pelas regiões de Leiden, Haia e Haarlem, incluindo cidades como Noordwijke e Lisse

Inclusive é em Lisse que fica um dos principais pontos turísticos da Holanda, o parque  Keukenhof, que conta com o campo de tulipas mais famoso do país e que reúne mais de 7 milhões de flores. Você ainda pode fazer um passeio de barco dentro do parque e pertinho das flores para ficar ainda mais encantado.

As cidades de Utrecht, Giethoorn, Zaanse Schans e Kinderdijk também são excelentes opções para passar o dia, com canais, moinhos e muita beleza.

 

Como chegar na Holanda

Para nós brasileiros, só é possível chegar na Holanda de avião e o maior aeroporto é o de Amsterdam, que recebe voos saindo das principais capitais brasileiras.

Uma das vantagens é que várias cias aéreas fazem o trajeto Brasil - Holanda, como a Gol, Latam, ITA Airways, Iberia, TAP, Air Europe, KLM, Air France, SWISS, British Airways, Air Canada, Lufthansa e Turkish Airlines. 

Além dos preços, cada companhia aérea oferece uma escala/conexão em algum lugar diferente do mundo, o que pode importar caso você queira fazer um stopover.

Se você já estiver na Europa e quiser incluir a Holanda na sua programação, fica bem mais fácil, já que é possível comprar voos low cost dentro do continente, ir de trem entre países ou até mesmo de carro. 

Pesquise aqui sua passagem aérea para a Holanda

 

Qual a melhor época para visitar a Holanda 

A Holanda é um daqueles destinos que pode ser visitado durante o ano todo, mas por ter suas estações bem marcadas, você vai encontrar algumas diferenças dependendo da época do ano que for.

Antes de mais nada, vale dizer que se o seu foco na visita à Holanda é para ver os campos de flores, então obrigatoriamente você deve viajar durante a primavera, entre março e maio, época dos principais festivais de flores e quando os campos estão floridos.

Se o seu foco não for necessariamente esse, então vale conferir os detalhes das outras estações. 

No verão, que acontece entre junho e agosto, o viajante encontra o clima mais quente do ano e os dias mais longos, ótimos para fazer passeios a pé e ao ar livre. Mas como coincide com as férias de vários lugares do mundo, essa também é a alta temporada do país.

A alta temporada da Holanda costuma ser na primavera e no verão. Já no outono, entre setembro e novembro, a cidade fica mais fresquinha e as paisagens continuam lindas. No inverno, de dezembro a fevereiro, prepare-se para encontrar muito frio e até neve. Os dias são mais curtos, não há campos de flores para visitar e o legal é ver os mercados de Natal, populares por lá.

 

Comidas típicas

Já adiantamos que uma das comidas típicas mais famosas da Holanda são os queijos, então aproveite para degustar e conhecer diferentes variações.

Agora falando de pratos típicos que você provavelmente encontrará com facilidade e vale a pena conhecer, temos o Stamppot, o prato holandês mais tradicional, que é um purê com legumes e salsicha defumada.

Para petiscar conheça o Bitterballen, uns bolinhos fritos com carne e mostarda.

Um dos pratos favoritos dos americanos e também dos brasileiros, a batata frita também é um dos pratos queridinhos dos holandeses e por isso o viajante vai encontrar muitas variações, com diferentes molhos e formas de servir. Vale já adiantar que o acompanhamento tradicional é a maionese e não o ketchup, que é pouco consumido. Prepare-se para ser julgado quando pedir ketchup junto com suas fritas!

Por último, mas nem de longe menos importante, uma das sobremesas mais famosas da Holanda é o Stroopwafel, uma bolachinha fininha que parece um waffle pequeno com recheio de caramelo e costuma ser oferecido com café.

Idioma 

Na Holanda o viajante vai conseguir se virar com o inglês, mas português e o espanhol já não são tão entendidos no país. O idioma oficial é o holandês, uma língua de origem germânica bem diferente da nossa, situado entre o inglês e o alemão. Inclusive é por isso que muitos holandeses falam fluentemente alemão e francês. 

 

Moeda

Para a tristeza dos brasileiros, o euro (€) é a moeda oficial da Holanda. Pelo lado bom, é uma moeda de fácil acesso e compra no Brasil, então não vai ter perrengue para achar a moeda.

 

Documentação necessária

Assim como em outros destinos europeus, os brasileiros só precisam de um passaporte válido para entrar na Holanda, sem necessidade de tirar visto de turista para quem fica até 90 dias.

Mas ainda tem um pulo do gato para ficarmos atentos: a Holanda EXIGE seguro viagem para os viajantes, isso porque o país faz parte do Tratado de Schengen. Assim, você precisa ter um seguro de cobertura de no mínimo 30 mil euros durante todo o período da sua viagem para despesas médico-hospitalares.