Não pergunte, simplesmente vá! A dúvida costuma ser frequente, mas não vale muito para a cidade, que é bonita, gostosa e aconchegante em qualquer época do ano. Apesar de tudo isso, o que ela definitivamente não é, é ensolarada. Seja no inverno ou no verão, não espere que o sol esteja brilhando intensamente durante toda sua viagem - o que pode acontecer, mas é pouco provável. Mesmo assim, você pode se alegrar ao descobrir que não chove tanto na capital francesa.
Mas, antes de decidir a melhor época para conhecer a Cidade Luz, é bom se fazer uma perguntinha: você gosta de frio? Se a resposta for negativa, pode descartar os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando as temperaturas máximas costumam ser próximas dos 10ºC… Apesar do friozinho, a neve não é uma presença comum na cidade, o que também pode decepcionar alguns. O lado positivo é que esta é a baixa temporada na Europa (depois das festas de final de ano, é claro), o que em geral garante economia na hospedagem e até mesmo passagens mais em conta. Lembre-se também que durante o inverno os dias são mais curtos, o que pode atrapalhar aqueles que preferem passeios diurnos.
Durante os meses de verão, principalmente entre julho e agosto, os preços sobem junto com as temperaturas. Mesmo assim, o calor não se compara ao nosso verão tropical e as temperaturas raramente passam dos 30ºC, sendo comum até mesmo alguns dias mais frescos, mesmo durante esta época do ano (dica: não esqueça o casaquinho). O problema é outro: como não estão acostumados a um calor tão forte, é comum encontrar muitos lugares sem ar condicionado...
Quanto ao clima, pode ser que os meses de março a maio ou de setembro a novembro ofereçam o meio termo que agrada a muitos: temperaturas na faixa dos 10 a 20ºC e dias com duração ideal para conhecer um pouco da cidade enquanto está claro e explorar a vida noturna da capital assim que a noite cai.