Será que vale a pena alugar um carro em Paris?
A primeira coisa a considerar antes de decidir sobre alugar ou não um veículo durante sua estadia na Cidade Luz é o que você pretende fazer enquanto estiver por lá. Pense que o destino possui uma ótima rede de metrô, com 16 linhas e mais de 300 estações. Apesar de bastante útil e econômico, o metrô é antigo, não tem o charme que se esperaria de uma viagem à França e muitas estações não possuem elevador, o que se torna um empecilho para pessoas idosas ou deficientes físicos. Nesse caso, a melhor saída pode ser alugar um carro na cidade ou andar em táxi.
Para todos os outros viajantes, o aluguel será interessante apenas em viagens para fora da capital francesa. É uma boa ideia contar com um veículo caso você vá conhecer os vinhedos de Champagne, o Vale do Loire ou a região da Normandia. Todas as atrações ficam localizadas a uma curta distância de Paris e servem com um ótimo complemento à estadia no destino. Opte por alugar um carro nos dias que for sair da cidade e devolvê-lo quando voltar.
Tenha em conta que a gasolina costuma ser cara no país e o trânsito não é nada amigável. Além disso, não será fácil encontrar estacionamento disponível. Se decidir pelo aluguel, é importante se informar com antecedência sobre a disponibilidade de estacionar em sua hospedagem.
Pode ser necessário apresentar a sua Permissão Internacional para Dirigir (PID) no momento de retirada do veículo. Portanto, lembre-se de levá-la consigo, sempre acompanhada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois os documentos só tem validade em conjunto.
A PID deve ser feita no mesmo Detran onde sua carteira de motorista foi emitida e o procedimento e os valores variam de um estado para o outro. Também é necessário apresentar um cartão de crédito internacional válido em nome do motorista principal. Este cartão é usado para o bloqueio de um caução pré-estipulado pela locadora, a ser devolvido após a entrega do automóvel.