Uma cidade cheia de influências internacionais que mostra toda a sua personalidade por meio da arquitetura, música e gastronomia. Essa é Nova Orleans, situada no sul do estado da Louisiana, que desponta como um dos destinos mais interessantes dos Estados Unidos.
Para começar a sua exploração pela cidade, vá ao French Quarter. Apesar de o município contar com mais de 20 distritos históricos, número superior a qualquer outra localidade norte-americana, é no bairro francês que o turista irá encontrar o burburinho de NOLA. O lugar absorveu tanto as influências europeias que o viajante poderá notar isso por meio da sua arquitetura, com ruelas e sacadas bastante características. É quase como se lá fosse um pedaço perdido da Europa! O centro do French Quarter é a Jackson Square, onde se encontra a Catedral de Saint Louis, a mais antiga igreja católica em funcionamento dos Estados Unidos. Ainda é nessa região que fica o Café du Monde, um dos mais tradicionais da cidade, que tem em seu cardápio os típicos beignets com café com leite.
Do outro lado da Jackson Square está o Rio Mississipi, por onde se faz o passeio de barco com a embarcação Creóle Queen. Essa é uma ótima chance de o turista ter uma visão mais histórica da cidade, especialmente da Guerra de Nova Orleans. Com duas horas e meia de duração, o passeio faz uma parada no Jean Lafitte National Historical Park e no Chalmette Battlefielde, além de oferecer bar interno para seus passageiros.
O French Quarter ainda é uma ótima pedida para quem quer agitação e procura entender a conexão direta da urbe com o jazz. É no bairro que estão localizadas as ruas mais badaladas da cidade, a Bourbon Street e a Frenchman Street. Ambas estão repletas de bares e restaurantes com música ao vivo, então procure jantar por lá. A diferença entre elas está no perfil do público: enquanto na primeira é mais turística, a segunda é mais frequentada pelos locais.
Ao lado da Bourbon Street está outra atração imperdível, o Preservation Hall. Seguindo ao pé da letra o nome que carrega, a casa de shows garante ao visitante uma volta no tempo. Com apresentações musicais diárias, o estabelecimento premia seus visitantes com o tradicional jazz do início do século 20. Visitar o lugar também é uma experiência única, pois além de os músicos serem de altíssima qualidade, o local em si é estonteante, pois mantém o estilo das velhas casas de jazz de Nova Orleans. Como esse é um dos passeios mais procurados da cidade, tente comprar os ingressos com antecedência.
Reserve ainda um tempo para conhecer outros distritos interessantes do município, como o Garden District (que conta com grande concentração de mansões coloniais), o CBD (Central Business District – onde funciona o bonde da linha St. Charles) e o Warehouse District (área com maior concentração de museus da cidade), por exemplo.
Os festivais também são algumas das atrações mais imperdíveis da cidade. O Mardi Gras, que em tradução literal significa “terça-feira gorda”, é uma celebração que acontece anualmente durante um mês inteiro (entre janeiro e fevereiro). Assemelhando-se ao carnaval, o evento atrai milhares de pessoas fantasias às ruas para acompanhar as bandinhas de instrumentos de sopro. O New Orleans Jazz & Heritage Festival, também conhecido como Jazz Fest, também é bastante procurado pelos viajantes que amam música e acontece no mês de abril.
Já para aqueles que gostam de experimentar as comidas típicas locais durante a sua viagem, a indicação é caminhar com calma pelo French Market, que garante uma explosão de cores, aromas e sabores para o turista.