Ninguém discorda que a cidade do amor fraterno possui diversas atrações de tirar o fôlego. Isso porque a Filadélfia foi a primeira capital dos Estados Unidos, fato que por si só garante motivo de sobra para visitá-la. Mas muito mais do que mergulhar nos livros de História norte-americana, o viajante que decide conhecer a região se depara com uma cidade gastronomicamente, culturalmente e esportivamente efervescente. Por essa razão, passar no mínimo 1 ou 2 dias no local é quase mandatório para quem decide conhecer Nova York e Washington, suas vizinhas.
Para começar a sua peregrinação pelo município, vá ao Independence Hall. Considerado um dos principais pontos turísticos de Philly, esse é o prédio onde foi declarada a independência dos Estados Unidos, assim como foi assinada a única constituição do país. É possível tirar fotos em frente à construção do século 18, mas os mais interessados podem ainda fazer uma visita aos cômodos e dependências do local.
De frente para o Independence Hall está o Liberty Bell, o sino que ficou conhecido por pregar o valor da liberdade. Com a inscrição "Apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores", o monumento foi muito utilizado nos séculos 18 e 19 para chamar os políticos para reuniões, assim como para avisar os cidadãos sobre as notícias mais urgentes.
Além desses dois pontos icônicos, reserve um tempo para explorar Old City. A região é repleta de construções históricas que fazem uma verdadeira imersão ao passado. Não deixe de visitar o Elfreth’s Alley, a rua residencial mais antiga dos Estados Unidos. Se a sua exploração pela área for diurna, tente conciliar um almoço em um dos ótimos restaurantes do bairro. Agora se a sua incursão for noturna, alie um jantar nesses estabelecimentos e estique em algum pub ou bar presente no distrito.
Philly também contempla os amantes da cultura e da arte com o Museums District. É lá que está o Museu de Arte da Filadélfia, que além de ser considerado um dos melhores da cidade ainda possui as famosas escadarias imortalizadas pelo filme Rocky. Inclusive, em frente ao local, há uma estátua do personagem Rocky Balboa, interpretado por Stallone, que é parada obrigatória. Outra atração interessante é o Franklin Institute, que reúne atividades interativas que agradam não só as crianças, mas também os adultos que se interessam pelo mundo das ciências.
Ainda na região central está o City Hall, o prédio da prefeitura considerado a maior construção municipal dos Estados Unidos (isso sem dizer que o edifício é lindo!). Em frente ao City Hall está o Love Park, cujo nome original é JFK Plaza. É lá que fica o letreiro “Love”, outra parada obrigatória para quem visita à cidade do amor fraterno!
A Filadélfia também conta com equipes esportivas representativas. Por essa razão os fãs do 76ers, Flyers, Phillies e Eagles encontram na cidade muitas opções para acompanhar seus times de coração e dar uma força para o esporte local. Se você curte essa atmosfera, não deixe de conhecer o Wells Fargo Center, o Citizens Bank Stadium e o Lincoln Financial Field, todos eles próximos um ao outro. Para acompanhar uma partida, tente comprar os ingressos com antecedência para garantir preços mais convenientes. Se não conseguir, fique tranquilo: muitos bares e pubs da cidade exibem os jogos em seus estabelecimentos, atraindo fãs de todas as partes do mundo.
Para finalizar com chave de ouro, não deixe de experimentar o cheesesteak, o sanduíche que é a cara da Filadélfia. Apesar de ser servido em praticamente todos os cantos da cidade, alguns lugares são mais conceituados nessa missão. Dê preferência ao Pat’s King of Steak (que criou o prato) e ao Geno’s Steaks, ambos localizados na 9th Street.