Vale a pena alugar um carro em Boston? Bem, se a sua ideia é curtir apenas a cidade, essa definitivamente não é uma boa alternativa. Com bons níveis de segurança e cheia de bairros charmosos, a urbe norte-americana é uma das mais convidativas quando o assunto é turismo a pé. Além do mais, Cambridge – que fica coladinha em Boston – também apresenta o mesmo perfil, fazendo com que o aluguel de um veículo seja bastante desnecessário. Isso sem falar que o transporte público funciona na cidade, o que definitivamente é um ponto de exceção nos Estados Unidos. Portanto, se você vai a Boston em uma viagem de negócios ou, então, não pretende sair dos perímetros urbanos, nem cogite alugar um automóvel.
Agora se você tem mais dias para desfrutar tudo o que a região tem a oferecer e não consegue conceber a ideia de voltar para o Brasil sem dar uma passadinha em Nova Iorque, Filadélfia e Washington DC, ter um carro vem bastante a calhar. Isso porque você poderá garantir mais comodidade e flexibilidade à sua viagem, trafegando pelas cidades vizinhas de acordo com o seu ritmo e itinerário.
Portanto, se você se convenceu que ter um carro é a melhor opção para o seu perfil de viagem, saiba que o procedimento para locação de automóveis nos Estados Unidos é bastante simples. Você poderá fazer isso diretamente no aeroporto ou, então, já na cidade. Para isso, você deverá apresentar apenas o seu passaporte, a CNH brasileira (Carteira Nacional de Habilitação) e o cartão de crédito do titular da reserva. Vale lembrar que é preciso ter ao menos 21 anos para realizar o procedimento, assim como 1 ano de habilitação. Já para os motoristas com idade até 25 anos, uma taxa extra pode ser cobrada, uma vez que o condutor apresenta um perfil jovem que é considerado mais suscetível a sinistros pelas locadoras.
Um fato animador para quem vai alugar um veículo em Boston é que a cidade não costuma apresentar um trânsito caótico, como Nova Iorque. Portanto, apesar de ser intenso nos horários de pico, o ritmo de Boston não deverá fazer o turista perder horas e mais horas ao volante. Apesar disso, um ponto de atenção refere-se à necessidade de estacionar na cidade. As principais avenidas contam com parquímetros, mas essas vagas são bastante disputadas. Para aqueles que não dão a sorte de chegar bem na hora quando alguém estiver saindo, a solução é apelar para os estacionamentos (mas nesse caso saiba que eles são bastante caros!).