Abu Dhabi não tem a mesma fama de Dubai, mas possui atrações suficientes para encantar viajantes do mundo todo, e essa vizinha de Dubai não para de investir no turismo que cresce cada vez mais.
Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e fica a somente 150 quilômetros de Dubai, então devido à proximidade, muita gente acaba apenas conhecendo Abu Dhabi em um bate e volta desde Dubai, mas um dia é pouco para ver e aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer. E os planos de Abu Dhabi para o futuro são grandes, e assim como ocorreu em Dubai, novos empreendimentos não param de surgir.
Dependendo do horário de chegada, você pode começar a conhecer a cidade fazendo um passeio à beira-mar pelo calçadão The Corniche Beach, a avenida que acompanha o entrono da orla da praia. De preferência, faça esse passeio no final do dia, quando o sol está mais fraco, porque durante o dia o calor costuma ser bem forte para caminhar ao ar livre.
O Ferrari World é uma das principais atrações do país. Construído ao lado do circuito de Fórmula 1 de Abu Dhabi, com atrações inspiradas no mundo da Ferrari, é ali que está a Formula Rossa, a montanha-russa mais rápida do mundo, algo que eles têm orgulho em dizer, com carrinhos que atingem 240 quilômetros em menos de cinco segundos.
A Heritage Village é uma réplica de uma vila antiga que mostra como era a vida da população antes da era do petróleo, com casas antigas, tendas para vender artesanato e um museu. No local também há um pequeno museu com fotos antigas em preto e branco mostrando como era a vida do povo beduíno antigamente, e um mercado para comprar algum souvenir de viagem.
Uma atração bem popular é fazer um passeio pelo deserto durante a noite, onde inclui assistir ao pôr do sol, andar de camelo pelas dunas e depois finalizar com um jantar sob o céu estrelado. O passeio ainda pode ser complementado com entretenimento como danças típicas.
Os souks são mercados árabes onde vendem de tudo um pouco, e em Abu Dhabi há diversos deles. Os souks, ou mercados, são lugares que além de comprar os mais variados produtos, você acaba conhecendo o cotidiano do povo local. Tem mercado de peixe, mercado de tapetes, mercado de frutas e verduras, escolha qual lhe interessa mais e vá até o local conhecê-lo. O Mercado Central de Abu Dhabi é um dos locais mais antigos da cidade. Ali você com certeza vai aprender a pechinchar, além de provar comidas e bebidas típicas. Outro mercado árabe, porém, bem mais amplo é o Souk Qaryat Al Beri, com dois andares e com uma arquitetura que é uma mistura de temas árabes e venezianos, é um bom local para sair à noite, seja em família, casais ou grupos de amigos. Além de diversas lojas e barraquinhas, há uma grande variedade de cafés e restaurantes, muitos com vista para a Grande Mesquita Sheikh Zayed, a principal mesquita de Abu Dhabi.
E falando nela, a mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque, é a principal mesquita de Abu Dhabi e considerada uma das principais obras do país. Essa deslumbrante mesquita deixa qualquer um de queixo caído devido à sua beleza. Construída pelo Sheikh Zayed e inaugurada no ano de 2007, possui capacidade para 40 mil pessoas, é toda revestida de mármore, com detalhes em ouro, cristais Swarovski e vidros de Murano, vindos da Itália. Ali também está o maior tapete persa do mundo, além de mosaicos até mesmo no chão. E o melhor é que a visita é gratuita, e pode ser feita por conta própria ou então com um guia oferecido no local, mas a vantagem de ir um guia é que com ele você tem acesso a lugares dentro da mesquita que não teria se fosse por conta própria. A visita com um guia tem duração média de 45 minutos.
Para quem tiver um pouco mais de tempo, visite a cidade-oásis de Al Ain que fica na fronteira com Omã. Conhecida como Cidade Jardim e Terra dos Oásis, visitar Al Ain é um passeio um pouco mais alternativo, para quem deseja fugir um pouco de grandes centros e quer conhecer um pouco mais da cultura do país, além de ver paisagens de uma típica pequena cidade dos Emirados. Ali você terá a oportunidade de conhecer um mercado de camelos com dezena de animais negociados e conhecer alguma fazenda com árvores típicas e quem sabe, ver a colheita das deliciosas tâmaras.