A cozinha internacional se mistura aos sabores do oriente nos restaurantes de Abu Dhabi. Claro que sendo uma cidade que recebe turistas do mundo todo, você encontra restaurantes das mais variadas cozinhas e dos mais variados padrões, e isso inclui um restaurante refinado francês até os mais simples e tradicionais restaurantes da coxinha árabe, iraniana, paquistanesa e indiana. Muitos moradores que vivem hoje em Abu Dhabi vieram de outros países, e alguns chefs de cozinha e profissionais da gastronomia fazem parte dessa turma, o que ajudou a dar forma a um cenário gastronômico multicultural.
Mas tente aproveitar a viagem para provar a comida dos Emirados, temperada com ingredientes e especiarias da Ásia e Oriente Médio como canela, açafrão, nozes e frutas secas. Alguns pratos que valem a pena experimentar são machboos, um prato que pode ser feito com carne, peixe ou frango, misturado ao arroz temperado com especiarias como canela, limão seco e cravo, acompanhado de lentilhas e passas amarelas. A Saluna ou Saloona é um cozido que vai carne, peixe ou frango, vegetais da época, e pode ser servido com arroz branco. O Chabab é uma panqueca dos Emirados, feita com farinha, ovos, açúcar, cardamomo e uma pitada de açafrão e é servida com um melado de tâmaras frescas.
No passado, um jantar típico significava sentar-se em uma tenda no meio do deserto sob o céu estrelado, e felizmente hoje ainda é possível viver essa experiência nos tours oferecidos para turistas que incluem andar de camelo pelas dunas no horário do pôr do sol e depois finalizar o passeio com um jantar com comidas típicas. O passeio ainda pode ser complementado com entretenimento como danças típicas.
Nos Emirados, para beber desde uma bebida alcoólica até um chá da tarde, vá até algum hotel, lembrando que o álcool é proibido em outros estabelecimentos, já o chá está liberado, assim como o café.
Uma boa forma de conhecer mais sobre a culinária do país é visitar os mercados onde vendem comidas típicas. O mercado de peixe, chamado de Mina Souk, possui uma grande variedade de pescados frescos. Tente acordar cedo para ver o movimento maior do mercado que é quando os peixes chegam, além de conhecer mais sobre as práticas de pesca de forma sustentável. Outro mercado que vale a pena conhecer é o Al Mina Souk, o mercado de frutas e verduras, com diversas variedades produtos locais, e muitas vezes frescos. É um festival de cores e sabores, mesmo que você não queira sair com a sacola cheia de verduras e frutas, você pode ir até lá para provar os alimentos e conhecer um pouco mais sobre o cotidiano dos moradores. Só não deixe de provar as deliciosas tâmaras, encontradas em toda parte do país, elas são um símbolo da cultura dos Emirados. A tâmara é uma fruta típica do deserto e é uma importante fonte de nutrientes. Hoje em dia é possível encontrar mais de 40 variedades de tâmaras cultivadas nos Emirados. Em alguns passeios como na visita à cidade de Al Ain, na fronteira com Omã, é possível conhecer as fazendas que cultivam tâmaras e ainda ver a colheita das frutas.
Para quem gosta de temperos e pimenta, a gastronomia de Abu Dhabi pode ser um prato cheio, porém a quantidade utilizada é bem maior do que os ocidentais estão acostumados, então mesmo para quem gosta é bom se prevenir, ainda mais se o restaurante for de culinária indiana.