Vale a pena alugar um carro em Santa Marta? Sim! Mesmo porque o trecho entre Cartagena e o município litorâneo é o mais percorrido de carro na Colômbia. Assim, para quem quer conhecer mais a fundo o litoral continental do país, que já é banhado pelo Mar do Caribe, essa é uma ótima opção de road trip. Cidades como Barranquilla e o Parque Nacional Tayrona, considerado um dos mais bonitos da Colômbia, ficam neste percurso e são paradas obrigatórias para o turista. Ao todo são cerca de 230km a serem percorridos de uma cidade a outra, mas com os desvios das paradas e pontos turísticos que surgem pelo caminho o trajeto acaba aumentando consideravelmente.
Outro ponto positivo para o aluguel de carros por lá é que esse é um investimento baixo se comparado a outros países do mundo, inclusive com o Brasil. Além de pagar menos pela reserva, o turista também conta com valores econômicos na hora de investir em estacionamento e combustível. As estradas colombianas também são boas, sinalizadas e com infraestrutura adequada, muitas vezes com qualidade superior à apresentada no Brasil. Portanto, se você é um motorista por aqui não sentirá dificuldade alguma em dirigir por lá também! Uma dica é que as locações de veículos para sete dias ou mais são geralmente mais baratas do que para períodos menores, como quatro ou cinco dias. Se tiver como optar por essa possibilidade, o custo-benefício também fica mais interessante.
E o que você precisa apresentar na hora de alugar um carro? O procedimento é bem similar ao realizado no Brasil e, portanto, o condutor deverá dar entrada no procedimento apenas com Carteira de Habilitação brasileira (CNH), passaporte válido e cartão de crédito. Não é necessário apresentar a PID (Permissão Internacional para Dirigir), uma vez que o Chile é o único país da América do Sul a solicitar o documento para motoristas brasileiros.
Vale lembrar que se a sua viagem de carro para Santa Marta começar em Cartagena (ou vice-versa) alguns pontos de atenção devem ser considerados. A cidade amuralhada foi edificada ao redor de um centro histórico de ruas pequenas e bastante estreitas. Em parte delas, inclusive, não é possível transitar com carro, sendo o acesso a veículos completamente proibido. Se você vai curtir alguns dias na urbe, ter um carro por lá não é a melhor alternativa. Opte por conhecer Cartagena por conta própria e, ao final da viagem, alugue um carro para seguir para Santa Marta (ou, no caso contrário, devolva o carro logo que chegar na cidade).