Ubatuba é um dos mais importantes destinos turísticos do litoral norte de São Paulo. Com 100 km de costa e mais de 100 praias, a cidade atrai famílias, surfistas e aqueles visitantes que curtem longas horas de sossego. A variedade de praias e atrativos fazem da cidade um daqueles destinos onde sempre se acha um lugar novo para ser explorado e onde existem encantos para todos os gostos.
O turista já pode se preparar para se esbaldar com os belos tons de azul e verde presenteados pelo mar e pela Mata Atlântica. A natureza aqui é uma das principais atrações.
Pela cidade há algumas joias raras. Uma das praias mais bonitas de Ubatuba, a praia do Cedro se mantém preservada e tranquila por causa da dificuldade de acesso, feita a partir de 40 minutos de trilha a partir da praia de Grande do Bonete. O mar com tons azul esverdeado é calmo e forma várias piscinas naturais que fazem valer a caminhada.
No extremo Norte da cidade, está a praia Picinguaba, um dos últimos redutos praticamente intocáveis do litoral norte de São Paulo. Trata-se de uma antiga vila de pescadores tombada como Patrimônio Histórico.
Com uma extensa faixa de areia e vegetação preservada, a praia do Puruba não é acessível por terra: para chegar lá é preciso fazer uma travessia com barqueiros da prefeitura ou particulares.
Na Praia da Caçandoquinha, por sua vez, o turista pode dar início a uma série de trilhas que dão acesso a variadas praias costeiras ainda selvagens, como a praia da Raposa, do Saco das Bananas, Brava do Frade ou Simão, da Lagoa, Ponta Aguda e da Figueira.
Devido à grande extensão do seu litoral, a cidade ainda tem muitas ilhas ideais para o mergulho: Vitória, das Couves, Mar Virado, Rapada, Anchieta e Ilhote do Sul, todas próximas da costa. Um dos destinos do gênero bem conhecido é a Ilha do Prumirim, localizada em frente à praia do Prumirim - destino de passeios de escuna e um ótimo lugar para nadar com os peixes.
Mas a cidade também é feita de agito. O Centro de Ubatuba possui boa variedade de restaurantes e pousadas. As praias ao sul contam com mais estrutura e movimento, como é o caso das praias Grande e das Toninhas. Tranquila e de fácil acesso a partir da praia do Lázaro, a praia Domingas Dias é frequentada por casais e famílias com crianças.
Já na praia da Maranduba, o visitante desfruta de infraestrutura completa tanto de atendimento quanto de hospedagem, além dos vários atrativos como, aluguel de barcos, caiaques, banana boat, escorregador na praia e passeios de escuna.
Os trechos de litoral mais próximos do município vizinho de Caraguatatuba, por sua vez, estão cheios de quiosques e lotam nos fins de semana.
Ao Norte, também há movimento. Um dos principais endereços do endereço do agito é Itamambuca, que ainda faz parte do circuito internacional do surf.
A praia da Almada também é uma das mais movimentadas entre as praias ao norte do Centro de Ubatuba. Além disso, conserva características de uma vila de pescadores, com árvores centenárias e vegetação abundante, areias claras e águas tranquilas.
Já a praia Brava da Almada é uma das cinco praias do município que fazem parte da área de preservação do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar.
Lotada de jovens, a praia do Félix tem clima de paquera e mar agitado. Com ondas fortes e muito procuradas para o surf, ainda tem um canto de águas calmas onde se forma uma deliciosa piscina natural. Na praia, os visitantes podem fazer caminhadas sobre a areia branca e solta admirando a orla sombreada por abricós.
Mas a cidade não se restringe somente às suas praias para entreter o visitante. O Aquário de Ubatuba conta com doze tanques de água salgada que revelam ao turista a complexidade do mundo marinho. É no aquário da cidade onde se encontra o maior tanque marinho do Brasil, com 80 mil litros e diversos representantes da fauna local, como algumas espécies de raias, tubarão-lixa, moreia pintada, lagostas, budiões, donzelas, garoupas, entre outros.
Já o Parque Estadual da Ilha de Anchieta é formado por 828 hectares de área que abrigam a rica fauna da Mata Atlântica, morada de animais como capivaras, pacas, macacos-prego, saguis, quatis, gambás, lagartos, preguiças, tatus e cotias. Além disso, o parque é habitat de mais de 50 espécies de aves, como o sabiá, juriti, tangará, tiésangue, colerinho, saíra, bem-te-vi, atobá, gaivota e beija-flor.
Uma das mais importantes bases do Projeto Tartarugas Marinhas - TAMAR também fica em Ubatuba e conta com um centro de visitantes onde estão expostos tanques com exemplares vivos de diferentes espécies de tartarugas marinhas. No local, o turista é conscientizado sobre a importância da preservação da espécie, pode ver uma maquete representando a desova e nascimento das tartaruguinhas, painéis fotográficos, museu com peças naturais, auditório para exibição de vídeos e biblioteca para consulta. Além disso, há loja de souvenires e lanchonete.
A cidade de Ubatuba faz divisa com Caraguatatuba, outro importante destino do estado. Além de estar perto de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Por conta desta proximidade, muitos turistas hospedados em Ubatuba aproveitam para visitar as cidades vizinhas. São poucos quilômetros de viagem que acabam proporcionando um passeio diferente e enriquecedor.