A capital do surf, como é conhecida, possui 100 quilômetros de costa emoldurada pela mata atlântica e pelo mar. São diversos tipos de praias, uma mais bonita que a outra, impossível alguém sair dali e dizer que não viu uma praia bonita. Praias com muitos quiosques, onde é possível encontrar desde um pastel frito até pratos elaborados, praias calmas, praias para surfistas e praias desertas, e como o assunto é alimentação, vamos lembrar que se a praia for deserta ou de difícil acesso, é bom levar uma água e algum lanchinho, pois a maioria das praias com esse perfil não contam com infraestrutura.
Durante os finais de semana, mas precisamente nos feriados prolongados e meses de verão, a cidade recebe tantos turistas que mal dá para tirar o carro da garagem e pensar em conhecer suas praias, e para atender toda essa demanda de turistas, Ubatuba conta com restaurantes que não decepcionam quem aprecia uma boa comida.
O cardápio da maior parte dos restaurantes é composto por sugestões de pratos baseados na culinária caiçara e em frutos do mar, muitas vezes consumidos frescos. O Azul Marinho é um prato típico composto por banana-nanica bem verde e postas de peixes como por exemplo badejo, garoupa, robalo e dourado, além de coentro, cebola e salsinha e outros temperos. O nome do prato vem da cor adquirida durante o processo de preparo, pois o contato da banana direto com a panela de ferro acelera a oxidação da fruta resultando em um caldo de cor azul. A banana é um ingrediente muito utilizado na culinária local, tanto em sobremesas como em pratos incluindo peixes e farofas.
A região central e o bairro do Itaguá é onde ficam a maior parte dos restaurantes, mas também há ótimas opções localizadas em praias mais distantes como a Praia do Prumirim, Praia de Itamambuca, Praia de Picinguaba, Praia da Almada e muitas outras. Para quem estiver em alguma praia longe do centro vale a pena consultar quais restaurantes estão mais próximos, pode ser que um restaurante top de linha esteja bem mais perto do que imagina. O restaurante Peixe com Banana é um dos mais antigos, com duas unidades, tem como carro-chefe o prato que leva o nome do restaurante. O Rei do Peixe, também um dos mais tradicionais de Ubatuba, fica inclusive perto do Peixe com Banana e como o próprio nome diz é especializado em peixes e frutos do mar. Na Praia do Prumirim, fica difícil eleger qual o melhor lugar para comer uma vez que ali a disputa é grande e quem ganha são os frequentadores, Quiosque do Osmar, Jundu Praia Bar e Cantinho da Lagoa, os três merecem destaque. O restaurante Caju, na Praia da Almada, vale nem que fosse somente pelo visual, mas ali é uma união de beleza natural com boa comida.
E falando em Praia da Almada, a praia organiza o Festival do Camarão há mais de 20 anos e atrai cada vez mais visitantes. Com pratos elaborados com a iguaria, o festival promove além de gastronomia, cultura e diversão. Realizado no final do mês de julho, época que coincide com o final da safra do camarão.